Logo E-Commerce Brasil

Case C&A: gestão de dados e BI desde o conselho até a operação nas lojas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com presença em mais de 1.800 unidades em 24 países da América Latina, Ásia e Europa, a C&A iniciou sua trajetória no Brasil em 1976, com a inauguração da primeira loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Com a promessa de oferecer moda democrática que valorize a autoexpressão, a C&A atualmente opera mais de 330 lojas em 150 cidades brasileiras, empregando mais de 15 mil profissionais.

Em 2017, a C&A decidiu transformar sua gestão de dados e buscou uma plataforma que oferecesse maior controle e autonomia no acesso às informações. O objetivo era permitir que diferentes áreas da empresa tivessem independência no manuseio de dados, reduzindo a dependência do departamento de TI.

“Optamos pelo Power BI porque ele atendeu aos dois principais fatores que motivaram essa mudança. Estávamos em busca de uma ferramenta que possibilitasse um modelo de BI autoatendimento, além de ter um custo acessível”

Marcia Castro, gerente da equipe de Engenharia e Arquitetura de Dados da C&A.

A implementação com a Iteris, uma empresa da Microsoft, que prestou suporte na criação de relatórios complexos e na administração e governança da ferramenta. Esse processo se tornou mais robusto à medida que a empresa adotou novas tecnologias e as melhores práticas.

C&A avança na sua gestão de dados

A C&A também participou de treinamentos conduzidos pela Microsoft, com três turmas iniciais em eventos presenciais e uma sessão online durante a pandemia.

Com a implementação, a C&A agora opera com três níveis de relatórios, que abrangem desde o conselho até a operação nas lojas. Esses níveis incluem:

1. BI corporativo: fornece relatórios para toda a empresa;

2. BIs descentralizados: atendem a áreas específicas

3. Equipes de ponta:, utilizando o modelo de BI self-service, desenvolvem e automatizam seus próprios relatórios.

“As diferentes áreas agora têm a autonomia para criar suas próprias análises. A ferramenta é intuitiva para desenvolvimentos simples e há muita documentação de apoio disponível online”

Vagner Oliveira, Coordenador de BI da C&A

Além de democratizar o acesso às informações, o modelo acelera a velocidade no acesso aos dados e trouxe mobilidade à empresa, permitindo, por exemplo, o acesso a dados por meio de smartphones.

“A solução nos ajuda a responder questões de negócios, oferece uma visão gerencial dos principais indicadores da empresa e nos permite monitorar o desempenho dos negócios e o cumprimento de metas,” destaca Vagner.

Atualmente, a C&A continua trabalhando no aperfeiçoamento da ferramenta, buscando aprimorar a experiência, a governança e, como resultado, o desempenho de toda a empresa.