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Busca Vertical e vantagens de sua utilização em SEO

A busca vertical permite um foco em conteúdos voltados a nichos específicos, como imagens, vídeos, notícias, entre outros e dessa forma promove maior qualidade nos retornos, pois relaciona resultados mais segmentados de modo a contribuir de maneira positiva para a experiência do usuário. Assim, os mecanismos entregarão em seus resultados de busca opções de imagens, vídeos, entre outros, em suas listagens, permitindo ao usuário maior conforto no processo de encontrabilidade de informações.

Tudo isso só foi possível depois da implementação de padrões adotados em mecanismos de busca a partir de 2007, oficializando então a busca universal, que permitia, além dos resultados convencionais (listagens de texto), os de vídeos, imagens, notícias etc.

Características dos resultados

É quase como se o mecanismo de busca tentasse diminuir o esforço do usuário e entregasse não só o resultado, mas a informação já na própria página de resultados. Perceba alguns dos resultados a seguir, como os de vídeos no Youtube:

Nesse caso, a palavra-chave “vídeos iron maiden” já possui uma característica que determina o tipo de resultado esperado, ou seja, o usuário quer encontrar vídeos da banda inglesa de heavy metal Iron Maiden. Sendo assim, listagens de vídeos irão colaborar, e muito, para a experiência do usuário, pois ao invés de entregar somente listagens de texto com sites que contêm vídeos relacionados, entrega também sugestões de vídeos.

Resultados de mapas

No caso do Google, podemos dizer que o mecanismo “gosta de mostrar” resultados de sua ferramenta de mapas é o Google Maps. Trata-se de um serviço de mapas, onde é possível encontrar endereços e rotas de lugares e empresas digitando seu nome, cidade, rua, CEP, número de telefone, entre outras informações. Esses resultados podem também conter imagens, como por exemplo, imagens adicionadas por usuários, além de mais informações sobre ruas e comércios próximos de um determinado endereço.

Empresas podem utilizar esse serviço para cadastrar gratuitamente seus estabelecimentos, a fim de figurar em resultados na busca Google e atrair consumidores fisicamente (facilitando o acesso através do seu mapa) ou mesmo ao website da empresa.

No caso de resultados por empresas, é possível adicionar resenhas e este é um ponto que considero muito importante, pois além do resultado, é possível saber a opinião de outras pessoas. Dessa forma, uma empresa que aparece nesses resultados pode aproveitar o potencial da colaboração para obter vantagem competitiva. Sendo assim, para busca de usuários em determinados locais é muito importante que uma empresa se cadastre no Google Maps, mas não só nele!

A realização de cadastros em diretórios regionais também é muito importante. Atente para o fato de que falamos em encontrabilidade, então, o site pode ser encontrado através de diversas formas nesse processo de busca vertical. Ao buscar por determinados tipos de negócios nos mecanismos de busca é possível encontrar, além de mapas, resultados de diretórios e guias locais que irão contribuir ainda mais para esse processo. Alguns desses guias locais permitem a elaboração de uma página do negócio no guia, com imagens, endereço do site, telefones, entre outros dados importantes, que por sua vez acabam virando snippets de resultados em mecanismos de busca.

É relevante comentar que além da busca no próprio mecanismo de busca, esses artefatos devem aparecer em posicionamentos relevantes, também nos resultados de suas plataformas nativas. Se você cadastrou um determinado site em um guia, em um diretório, por exemplo, é importante que este esteja visível de alguma forma. Pense nisso, afinal, o usuário poderá continuar o processo de encontrabilidade em outro local que não seja somente o mecanismo de busca.

Resultados de imagens

Em determinadas buscas é possível também a presença de resultados por imagens que podem agregar ao processo de busca e encontrabilidade de informação do usuário.

Percebam que nesse caso da busca pela palavra-chave “papel de parede iron maiden” já é possível encontrar não só um resultado relevante para sites que possuem esse artefato, mas também as prévias de alguns papéis de parede.

Como pode ser utilizada

Esse recurso deve ser utilizado a favor de viabilizar, de modo ainda mais interativo, a permanência de uma marca, produto ou serviço em outras fontes que não sejam só as listagens convencionais de texto. Se um resultado de vídeo aparece nas SERP é porque há uma relevância para esse vídeo em seu canal nativo. Se uma imagem é apresentada nos resultados, ela deve ser popular por algum motivo.

É possível perceber que os mesmos vídeos que aparecem nos resultados Google, frequentemente aparecem nos resultados da interface de busca do Youtube também. Nesse caso, é relevante comentar que também há um processo de inteligência coletiva para que isso aconteça. Quanto mais popular for um determinado vídeo, maiores as chances de que apareça em posições relevantes nas listagens. O mesmo pode ser observado em relação a imagens. Sendo assim, há uma convergência entre meios que deve ser observada. Não basta somente o vídeo ou a imagem existir em um canal ou ser utilizado em um artigo de qualidade, ambos precisam ser populares, importantes, relevantes para o processo de encontrabilidade de informações.

Uma imagem, referenciada por outros websites se tornará muito mais popular. Nesse caso, cuidados com o nome da imagem e texto alternativo também são importantes.

Planejamento para busca vertical

Primeiramente é preciso analisar as possibilidades. SEO é muito mais do que técnicas, e sim, estratégias que nascem em possibilidades que um analista pode elaborar. Imagine que um blog, por exemplo, dificilmente irá aparecer no Google News, a não ser que tenha vários editores, seja popular etc. Seria difícil também para um blog ser cadastrado em guias de serviços, mapas, entre outros, por causa do seu modelo de escopo. Dessa forma, é preciso criar um grupo de estratégias e possibilidades. No exemplo a seguir, perceba que há no centro o contexto de negócio e suas possibilidades de utilizações em outros sites, que irão figurar também em resultados de busca:

  • É possível cadastrar o site em diretórios e guias regionais voltados para a localização geográfica de atuação do negócio;
  • Para cada loja da imobiliária é possível fazer um cadastro de localização no Google Maps, entre outras ferramentas de mapas;
  • É possível manter um banco de imagens de empreendimentos com descrições de bairros, apontando através de links, cada um para sua landing page no site;
  • Vídeos de apartamentos decorados; e
  • No caso de sites de notícias, atentem para o fato de que caso apareça alguma notícia do negócio, em algum portal de notícias já cadastrado do Google News, uma notícia referente ao negócio poderá aparecer por meio do Google News. Pense em como isso pode acontecer, use a criatividade!

Procure ativar perfis para o negócio em sites de redes sociais que apareçam em buscas por determinadas palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Isso pode colaborar com a presença da marca.

É possível entender que se tratam de estratégias que não têm como fim somente o site, e sim o negócio, dessa forma, descentralizando o ambiente de presença online (ver imagem conceitual) e provendo maior vantagem competitiva a um negócio através do processo de busca de informações na Internet.