- Baseline, que é a primeira bateria de testes feita para entender a capacidade da infraestrutura atual;
- ScaleUp, que consiste em escalar o servidor de acordo com o volume esperado de acessos;
- Finalização, na qual aplicamos o mesmo método do primeiro passo em momentos diferentes desse setor escalado, avaliando cada métrica. E finalizamos com a bateria de testes buscando atingir valores otimizados em uma escala linear.
Black Friday: menos quedas, mais vendas!
O seu e-commerce está preparado para alta demanda de acessos na Black Friday ou datas sazonais de grandes movimentações do setor?
Em campanhas ou épocas de grande demanda para o e-commerce, o aumento de acessos na plataforma pode levar a queda ou lentidão no sistema, comprometendo a imagem da empresa, a experiência do cliente e o fluxo financeiro. Uma solução assertiva é a preparação antecipada e preventiva da infraestrutura do e-commerce. Dessa forma, é possível aproveitar o grande potencial de ganhos e vendas nessas datas.
Em 2020, os e-commerces brasileiros perderam ao menos R$48,7 milhões na Black Friday e Cyber Monday em decorrência de quedas e lentidão nos sites. Se pensarmos em uma única operação, e tendo por base um dia de Black Friday com potencial de ganho de R$ 1.000.000,00, uma hora fora do ar terá o impacto de R$ 50.000,00 em perdas para o e-commerce, isso sem contar a imagem da loja e a retenção de cliente.
É fato que, atualmente, existem serviços de tecnologia que oferecem recursos para absorver essas demandas de preparação. Um recurso efetivo é a escala automática que otimiza seu sistema conforme o aumento de acesso dos usuários vai acontecendo.
No entanto, o automático muitas vezes não é suficiente. Quando o pico de acessos é muito grande, o sistema não consegue trabalhar aquela otimização com a rapidez necessária, e o site acaba ficando fora do ar ou com tempo de resposta altíssimo. O que fazer, então? A alternativa mais assertiva é de escalar previamente. Mas o que seria escalar previamente?
Escalar previamente o sistema é uma forma de simular o fluxo de acessos que acontece nessas datas especiais do e-commerce, e ser capaz de antecipar o comportamento da plataforma. Por exemplo: a partir de quantos acessos simultâneos o servidor se torna lento? E, a partir desse ponto, definir se e quanto faz sentido expandir o servidor ou a capacidade do banco de dados para possibilitar uma experiência de compra fluida, rápida e sem quedas. A essa metodologia damos o nome de Stress Test ou Load Test.
O Stress Test é uma tendência de mercado que vem sendo utilizada por grandes players com excelentes resultados. As empresas que utilizam essa metodologia estão superando metas de forma consecutiva nos grandes eventos do e-commerce brasileiro, como Black Friday e Cyber Monday.
A metodologia Stress Test se divide em três etapas que consistem em: