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Black Friday inteligente: tecnologia e dados a serviço da melhor experiência de compra

Por: Jose Neto

Jose Neto é executivo com experiência nas áreas de vendas e suporte de soluções complexas em diversos setores, com amplo conhecimento das regiões da América Latina e Caribe, incluindo mercados regulamentados (Portos, Aeroportos e Indústria). É gerente de Vendas Verticais Public & Signature & Brands na Genetec.

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Conhecido como “varejo inteligente”, esse movimento de adoção de novas tecnologias vem se consolidando nas mais diversas lojas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, para oferecer mais conveniência, segurança e agilidade aos consumidores. Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a integração entre sensores inteligentes, análise de dados em tempo real e inteligência artificial (IA) está revolucionando a experiência de compra e aprimorando a eficiência operacional das empresas.

Mão segurando tablet com a frase “Black Friday” em destaque na tela.
Imagem: Freepik.

Contudo, pela minha experiência, não basta incorporar tecnologias emergentes apenas para “entrar na brincadeira”, é preciso promover uma verdadeira mudança de mentalidade. As redes varejistas devem enxergar suas operações de forma integrada, conectando dados, processos e comportamento do consumidor. O objetivo é transformar informação em estratégia para melhorar a experiência do cliente, otimizando processos, reduzindo perdas e fortalecendo a segurança em todos os níveis, especialmente em períodos de alto fluxo, como a Black Friday.

O desafio da integração tecnológica

Com a Black Friday se aproximando (ou já começando em diversas áreas do varejo), a pressão sobre as operações aumenta. Trata-se de um dos períodos mais movimentados do ano, que exige atenção redobrada à segurança, à eficiência logística e à experiência do consumidor. A meu ver, a tecnologia é uma aliada essencial durante todos esses dias de loucura.

Soluções baseadas em IA e análise de dados ajudam os varejistas a prever fluxos de clientes, ajustar escalas de equipe, identificar gargalos operacionais e prevenir incidentes antes que eles ocorram. Tudo isso com o suporte de plataformas que integram câmeras, sensores e sistemas de gestão em tempo real.

Os números reforçam essa tendência. Segundo o Gartner, 91% dos líderes de TI no varejo planejam priorizar a implementação de IA até 2026. A Bare International aponta que 50% dos consumidores pretendem fazer a maior parte das compras online nesta Black Friday, enquanto 32% adotarão o modelo híbrido (loja física + digital). E, de acordo com dados da Reuters, o sistema Pix registrou mais que o dobro de transações na última edição da data, evidenciando o avanço da digitalização do consumo no país.

O futuro do varejo é conectado

Os números e casos de sucesso apontam para uma direção clara: o sucesso no varejo moderno depende da capacidade de integrar mundos. Segurança e operação, dados e decisão, físico e digital.

Empresas que souberem extrair inteligência das suas informações e agir de forma proativa conquistarão uma vantagem competitiva significativa. Em um cenário cada vez mais dinâmico, evoluir com segurança, eficiência e visão de futuro não é apenas uma meta, é o caminho para permanecer relevante.