Tudo na Web está sendo construído com uma melhor usabilidade para que o usuário tenha total liberdade para desenvolver ou navegar sem nenhum auxílio humano e de preferência, sem nenhum custo.
Desde a construção de sites, Lojas Virtuais, blogs, até aplicativos para Mobile podem ser feitos por mecanismos “Do it Yourself” (Faça Sozinho!) com o que chamamos de Assistentes Virtuais ou Web Wizards. São ferramentas autoexplicativas que desenvolvem automaticamente, sob o comando do usuário, um resultado final que possa ser utilizado e disponibilizado ao mercado, logo após o último clique.
A solução visa dividir a interação do usuário com o sistema em pequenas etapas guiadas, tendo cada uma, opções que podem ser escolhidas pelos usuários até que se chegue à tela final, promovendo as validações necessárias entre cada passo e proporcionando interação com as telas providas pelo sistema de forma automática após, cada clique em avançar. Tudo muito rápido e um pouco mágico! Voilá!!
As maiores experiências no Brasil são com Lojas Virtuais, com sistemas que prepara todo o ambiente de e-commerce para venda de qualquer tipo de produto, seja em um site normal web ou dentro do FaceBook, no chamado f-commerce.
Neste contexto e no compasso dessa tendência no mundo, foi desenvolvido recentemente uma nova Plataforma no Brasil que proporciona o “Faça Sozinho” especificamente para criar e organizar eventos de forma automática. Um modelo genuinamente Brasileiro, porém, similar às famosas Plataformas de Internet Ticketing existentes já testadas e de sucesso nos Estados Unidos, como o “Eventbrite” e como a “Ticketscrip” na Europa.
Trata-se do www.CompreAfesta.com.br onde o foco é voltado para eventos de pequeno e médio portes. O objetivo é permitir que organizadores (pessoas físicas ou jurídicas) de eventos (festas, congressos, shows e etc..) possam fazer uma página para vender os ingressos, convites ou inscrições On-Line sem intermediação ou interferência humana, de uma forma flexível e personalizada, que vai fazer toda diferença no resultado, pois deixa o organizador do evento focado no “core business” (foco no seu negócio) que é a produção do evento. Com o resultado o organizador tem um HotSite exclusivo de vendas, com o nome da sua festa: compreafesta/FestivalDaDança , por exemplo. Que pode ser divulgado para o mercado e ainda ter toda gestão do que está sendo vendido em tempo real.
Agora atenção: Não são apenas “quatro cliques” que vai fazer o Organizador do evento ser atendido em todos as especificações. O Assistente Web tem que ter além das facilidades de ser rápido e com “poucos cliques”, opões de tipos de ingressos, gerenciamento de Lotes, limites, cupons de descontos, opção delivery, tratar comissários, enviar mailing, subir vídeos, audios, templates, mapas, fazer portaria, ter analise de risco, estornos e cancelamentos, repasses direto pelo facilitador do meio de pagamento, recebimento a vista em no máximo 2 dias após cada venda, entre muitos outros pontos específicos do mercado de Ingressos Online. Se não tiver essas facilidades e especificações, ao final, terminará trazendo mais trabalho ao organizador.
Em relação ao mercado, uma plataforma Wizard pode facilmente ser escalável e de grande aceitação, pois além de cortar custos comerciais e operacionais, proporciona um atendimento web ininterrupto, onde qualquer pessoa ou empresa possa entrar e fazer tudo sozinho, sem precisar de nenhum esforço adicional de estrutura ou empresarial para isso.
O desafio é fixar o conceito no Brasil. No Estados Unidos por exemplo, já são mais de 40 modelos de Wizards a disposição dos Organizadores de eventos e o mais famoso deles, o EventBrite, já está entre os três maiores em vendas de ingressos naquele País.
Pense Nisso! @JoaoKepler