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A Revolução da Publicidade: Do Tradicional ao Digital e Além

Por: Ângelo Vicente

CEO e Fundador da SELIA Fullcommerce

Mestre em Ciências e Gestão de Tecnologia, pelo MIT Sloan School of Management (2023). Fundador da e-Cadeiras e da SELIA Fullcommerce, onde exerce o cargo de CEO atualmente. Com uma trajetória de mais de 12 anos no setor de comércio eletrônico, Ângelo é movido pela paixão em explorar o potencial de novas tecnologias, sempre com o objetivo de agregar valor significativo para seus clientes e parceiros. Além de seu papel na SELIA, ele é uma figura proeminente no cenário de E-Commerce, onde contribui ativamente para a comunidade do setor, participando como articulista, conferencista, professor e palestrante em diversas instituições de ensino e eventos. É membro do Conselho do E-Commerce Brasil e Cofundador da Escola Superior de E-commerce - ESECOM.

Na última década, as estratégias de publicidade passaram por uma transformação notável. Enquanto a publicidade tradicional, via televisão, rádio e jornais, já foi dominante, hoje vemos o predomínio dos meios digitais, como vídeo digital, banners na web, áudio digital e publicidade em mecanismos de busca.

Dados de Mercado em 2023:

  • Estima-se que os gastos com publicidade atinjam US$ 17,17 bilhões em 2023.
  • O maior mercado é o de Publicidade em TV & Vídeo, com um volume de mercado de US$ 6,97 bilhões em 2023.
  • Nos EUA, espera-se que os gastos com publicidade atinjam US$ 394 bilhões em 2023, o maior em comparação global.
  • Em 2028, 61% do total de gastos com publicidade serão gerados através de meios digitais.
  • O gasto médio com publicidade per capita no mercado de TV & Vídeo é projetado para ser de US$ 32,23 em 2023.
  • Em 2028, 78% da receita de Publicidade Digital será gerada através de publicidade programática.

Mudança Tecnológica, impacto da pandemia e futuro da publicidade

Com a evolução da tecnologia e o acesso mais amplo à internet, as ferramentas digitais tornaram-se a escolha preferida dos anunciantes para atingir grupos-alvo específicos, enquanto as ferramentas tradicionais agora são mais usadas para alcançar audiências em massa.

A pandemia da COVID-19 acelerou a adoção do digital, provocando um declínio acentuado na publicidade tradicional. Com o crescimento contínuo esperado na publicidade digital, a forma como as audiências consomem conteúdo online está mudando rapidamente.

Esses dados destacam a importância de adaptar estratégias de publicidade para se manterem relevantes e eficazes em um mundo cada vez mais digital.