Na última década, as estratégias de publicidade passaram por uma transformação notável. Enquanto a publicidade tradicional, via televisão, rádio e jornais, já foi dominante, hoje vemos o predomínio dos meios digitais, como vídeo digital, banners na web, áudio digital e publicidade em mecanismos de busca.
Dados de Mercado em 2023:
- Estima-se que os gastos com publicidade atinjam US$ 17,17 bilhões em 2023.
- O maior mercado é o de Publicidade em TV & Vídeo, com um volume de mercado de US$ 6,97 bilhões em 2023.
- Nos EUA, espera-se que os gastos com publicidade atinjam US$ 394 bilhões em 2023, o maior em comparação global.
- Em 2028, 61% do total de gastos com publicidade serão gerados através de meios digitais.
- O gasto médio com publicidade per capita no mercado de TV & Vídeo é projetado para ser de US$ 32,23 em 2023.
- Em 2028, 78% da receita de Publicidade Digital será gerada através de publicidade programática.


Mudança Tecnológica, impacto da pandemia e futuro da publicidade
Com a evolução da tecnologia e o acesso mais amplo à internet, as ferramentas digitais tornaram-se a escolha preferida dos anunciantes para atingir grupos-alvo específicos, enquanto as ferramentas tradicionais agora são mais usadas para alcançar audiências em massa.
A pandemia da COVID-19 acelerou a adoção do digital, provocando um declínio acentuado na publicidade tradicional. Com o crescimento contínuo esperado na publicidade digital, a forma como as audiências consomem conteúdo online está mudando rapidamente.


Esses dados destacam a importância de adaptar estratégias de publicidade para se manterem relevantes e eficazes em um mundo cada vez mais digital.