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5 formas de usar do atendimento automatizado no seu e-commerce

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Não é novidade que o espaço de atendimento ao cliente é o grande calcanhar de Aquiles da maioria das empresas brasileiras que impulsionam a modernização em direção a um serviço automatizado.

A situação é tão grave que, de acordo com uma investigação recente da Accenture, as empresas nacionais já perderam gritantes US$ 401 bilhões devido à falta de comunicação com seus consumidores. Isso também significa uma alta taxa de rotatividade e estagnação do mercado.

A mesma pesquisa mostra ainda que 66% dos clientes comprariam mais se as empresas personalizassem seus serviços e os tratassem com mais rapidez e interesse na solução de suas necessidades.

Portanto, se você não quer fazer parte dessas estatísticas, veja as 5 melhores formas de automatizar o atendimento no seu e-commerce.

1) Venda mais com o atendimento automatizado

Automatizar o atendimento ao cliente não se limita a solucionar dúvidas e problemas do cliente. Você pode usar esse recurso de outras maneiras, como para melhorar seu potencial de negócios e aumentar suas vendas.

Existem várias maneiras pelas quais os chatbots podem ser usados ​​em conjunto com estratégias de marketing para influenciar clientes, gerar leads, conectá-los com o negócio e converter públicos em novos clientes. Veja abaixo como introduzir a automação de serviços nas vendas da sua empresa.

Melhore a performance de buscas por seus produtos

Com o Google Lances Inteligentes, você pode se adaptar às alterações do leilão em tempo real. Dessa forma, você pode aumentar as hipóteses de obter cliques ou conversões, agregar valor e ajudar sua empresa a aproveitar melhor o valor investido em marketing.

Além disso, é possível configurar o sistema para oferecer resultados mais direcionados ao público-alvo. Posteriormente, a empresa pode criar uma estratégia de chatbot para influenciar a pessoa que clicou ou interagiu com o anúncio.

Evite quebra de expectativas

Quantas vezes você foi atingido, clicado e vendido um redirecionamento de um anúncio em uma mídia social ou navegador da web? A automação pode ser usada para notificar a equipe de marketing sobre produtos fora de estoque, para eles poderem mudar sua estratégia ou tirar a publicidade do ar.

Assim, o cliente não perde tempo e não se sente frustrado porque o produto não está mais disponível no site.

Comunique sobre as reposições de estoque

O cliente tentou fazer uma compra, mas o produto não estava disponível na configuração desejada? Assim que o item retorna à loja, o sistema pode enviar uma mensagem informando ao cliente que o produto voltou ao estoque.

Para incentivar a compra, o chatbot pode ser configurado para enviar um cupom junto, por exemplo.

Aumente as conversões de pagamento

Um padrão de comportamento muito comum no e-commerce é que o cliente faz uma compra, cria uma nota fiscal e não faz o pagamento. Esse tipo de situação é prejudicial à loja virtual, afetando seu histórico de faturamento e vendas.

Leia também: Quais foram os impactos da LGPD no e-commerce?

2) Relacionando com seu cliente

O atendimento automatizado ao cliente é uma maneira de falar com seus clientes sem intervenção humana. Isso permite se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor e oferecer um serviço mais ágil. Em outras palavras, fornecer essa opção de contato é uma forma de melhorar a satisfação do cliente.

Esse relacionamento também está ligado com os produtos que entram em promoção, por exemplo, pois com o processo de automatização o lojista pode fazer disparos ativos e divulgar as mercadorias que estão em promoção para os clientes cadastrados.

3) Atendimento automatizado entre a equipe

O serviço automatizado também pode ser usado para comunicação interna. Isso permite que seus funcionários acessem informações de forma rápida e eficiente.

Você pode compartilhar informações e outros serviços com seus funcionários, como: folha de pagamento e banco de horas.

Além disso, você pode acionar mensagens que considera importantes para compartilhar com todos, como promoções ou problemas internos.

4) Centralizando históricos de atendimento

Quando o cliente tem um problema, ele o busca em todos os canais disponíveis: site, rede social, telefone, WhatsApp, etc.

O serviço automatizado permite integrar e centralizar todos esses serviços. Isso melhora seu processo interno e proporciona uma melhor experiência ao cliente.

Desta forma, o cliente não tem que explicar continuamente o problema, pois a sua equipa terá acesso a todo o histórico. Para sua empresa, melhore a produtividade, pois você terá todas as informações em um só lugar.

5) Criando uma assistente virtual

O uso de assistentes virtuais no e-commerce está aumentando. A Lu de Magalu foi a pioneira, mas hoje já temos o Dai da Dailus, Nat da Natura e muitos outros.

Você também pode criar seu assistente virtual com um sistema automático. Por nada mais serem do que inteligência artificial em plataformas de atendimento ao cliente ou chatbots.

A criação de assistentes virtuais humanizou o atendimento digital e o tornou menos “robótico”. O aprendizado de máquina permite que seu assistente virtual se comunique com o público naturalmente e na linguagem do cliente. Isso cria uma conexão mais próxima com o público.

Conclusão

Então se você quer sua equipe focada nas vendas, a automação do serviço de atendimento é uma ótima alternativa para padronizar a comunicação e melhorar a qualidade do serviço.

Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente. Portanto, é importante buscar soluções práticas para reduzir tanto o TMA (tempo médio de atendimento) quanto o TME (tempo médio de espera).

Isso possibilita inclusive um direcionamento preciso para cada solução que o cliente busca, apesar de existir uma necessidade iminente desta automatização ser mais humanizada, várias empresas contam com o sucesso da automação para a solução de conflitos de forma mais rápida e assertiva.

Além disso, a automatização pode ajudar muito na comunicação interna e na divulgação e atualização de produtos, fatores importantes dentro de uma loja virtual.

Investir na automatização pode trazer vários benefícios para você lojista e para a sua equipe de vendas.

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