O ano de 2015 mostrou que, definitivamente, o modelo de Marketplace “pegou” no Brasil e a cada dia mais sellers tem o interesse em realizar suas vendas dentro de alguns dos principais sites do Brasil.
Para o lojista, além de ganhar exposição para um tráfego maior de consumidores e estar respaldado pelas principais marcas online do mercado, existem os benefícios do marketing, da comunicação e de toda a infraestrutura como, atendimento ao consumidor final e estrutura de pagamento, dos grandes players.
Devido ao grande aumento do volume de sellers, listamos algumas dicas para te ajudar a conquistar bons resultados nos Marketplaces.
Descrição dos itens:
Vale ressaltar que alguns Marketplaces possuem requisitos específicos para as descrições. Para facilitar as adaptações entre em contato com o seu gerente de conta ou com o seu integrador para que eles te ajudem a acelerar o processo de subida do item.
Outro ponto importante é que se o produto que você for oferecer já estiver cadastrado no portfólio do Marketplace ele assumirá a descrição existente.
No momento de definir qual será o texto que você irá utilizar lembre que é importante que ele seja menos técnico e mais comercial, com termos que o cliente geralmente vá pesquisar no campo de busca. Além disso, a escolha das palavras-chave corretas contribui para o posicionamento em sites de busca, como o Google. Essa dica é válida inclusive para as descrições que você prepara para o seu próprio site.
Imagens:
É essencial apresentar fotos em alta qualidade, que permitam ao usuário identificar todos os detalhes do produto, geralmente a resolução solicitada é de 350 pixels. Faça várias tomadas do mesmo item, com cores diferentes. Quanto mais detalhes forem expostos, maior a chance do cliente fechar a compra. Se sua imagem tiver mais do que 1000 pixels o consumidor já consegue utilizar a ferramenta de zoom.
Seja um seller próximo ao seu Marketplace:
Cada modelo de Marketplace tem regras específicas sobre o posicionamento dos produtos dos sellers. É importante identificar os critérios adotados por ele, para isso, se mantenha próximo ao gerente de sua conta e fique atento as novidades. As ações promovidas por seu Marketplace como, Black Friday e Cyber Monday também são excelentes oportunidades para aumentar suas vendas.
Se você utilizar um integrador, é possível facilitar o processo de sincronização para que suas alterações reflitam mais rapidamente no Marketplace. Você consegue isso através da aplicação de regras de preço.
Qual o seu diferencial:
Não basta apenas estar no Marketplace, para conseguir resultados expressivos é preciso planejamento e monitoramento da concorrência. Assim, será possível aproveitar oportunidades e oferecer condições diferenciadas ao seu cliente, como por exemplo, ações de frete grátis para algumas regiões ou para itens específicos.
Automatize a gestão do Marketplace:
Ao entrar em um Marketplace o gestor do e-commerce dobra os seus desafios. Já tem todos os processos diários de sua loja virtual e agora precisa administrar um novo canal.
Mas você vai deixar de investir em um Marketplace por isso?
Claro que não, essa é uma excelente oportunidade de potencializar suas receitas e já existem soluções no mercado para te ajudar. Hoje é possível administrar estoque, precificação e outras informações importantes por meio de um único dashboard, através de integradores, que permitem também a gestão de diferentes Marketplaces em um só ambiente. Estas ferramentas, lhe permite configurar quais produtos enviar para cada Marketplace e a que preço, bem como receber todos os pedidos diretamente no seu sistema, sem afetar o fluxo operacional da loja.
O Marketplace é uma excelente oportunidade para otimizar suas vendas, mas é preciso planejamento e cuidado na gestão de todo o processo. Seguindo essas recomendações, as chances de sucesso serão ainda maiores.