Aconteceu, amigos. Depois de anos sendo exposta pelo Rand Fishkin aos muitos benefícios do inbound marketing, eu estou pronta para admitir que hoje é preciso fazer mais que marketing pago. De fato, eu diria que se você está só fazendo marketing pago, você está falhando. Você e sua empresa. E TENHO DITO. Sinto-me melhor. Muito melhor, na verdade.
Porque é verdade, as coisas mudaram. Não há mais dois jogadores principais (SEO e PPC). O marketing de busca em si evoluiu. No SEOmoz, nós falamos muito disso, então eu não vou me estender. Se você precisa refrescar a memória, eu te aconselho a verificar os artigos do Rand, nos quais ele descreve “a nova era do inbound marketing” e mostra o quão rápido ele está crescendo. Como profissionais de marketing, nós vimos a mudança chegando e agora a estamos sentindo. Nossos papéis estão se expandindo como um SEO tradicional se expande. Há tanta coisa acontecendo ao nosso redor. Quem está pirando? É, eu também.
Mas a pergunta que você pode se fazer mesmo é: “por que essa moça do marketing pago está falando sobre inbound marketing?”. Essa é uma boa pergunta. Outro dia, eu estava dando uma olhada na minha lista de coisas a fazer e eu não pude deixar de notar como ela não era focada em marketing pago. Na verdade, a maior parte do meu dia foi gasta fazendo um brainstorm com outras pessoas, sobre como compartilhar melhor os dados, redirecionar os recursos existentes e como colaborar. Enquanto eu e o Justin gerenciamos o marketing pago aqui do SEOmoz, cada vez mais do nosso tempo é gasto com aprendizado e nos esforçamos para que o inbound marketing seja mais eficaz.
Eu pensei em falar no que nós estamos nos apoiando para melhorar o inbound marketing, tanto para reduzir tanto os custos do SEOmoz, quanto para capturar mais leads. Vocês sabiam que se pode ter leads de graça? É, parece loucura, eu sei.
Enfim, aqui estão as dez melhores maneiras que utilizei para alavancar o inbound como marketing pago. Mas, eu resolvi detalhar um pouco melhor cada item, então, aqui vocês verão apenas os cinco primeiros. Vamos lá!
01. Defina seu público-alvo
Sabe quem é realmente bom para pesquisar um público-alvo? Produtores de conteúdo. Recentemente, Michael King fez uma webconferência sobre “como entender seu público-alvo e utilizar ferramentas de mídia social para ajudar a definir a sua melhor audiência“. Ele abrange esse conceito muito bem. A ideia é de que existem tantas ferramentas demográficas excelentes disponíveis para nós agora, que essas redes sociais querem que a gente compre anúncios nelas. Podemos olhar pelos tamanhos da audiência, localização, categorias etc. Toda essa informação tem ajudado os profissionais que trabalham com marketing a escrever um conteúdo direcionado. Quem faz marketing pago deveria estar se apoiando nesses dados. O que eles descobriram que poderia me ajudar a direcionar melhor leads de alto valor? Definir seu público-alvo pode ser realmente desafiador, mas quanto mais as equipes se conectam com isso, melhor direcionado são os nossos esforços de marketing.
02. Alavancar landing pages
Recursos de design são difíceis de encontrar. Aqui no SEOmoz, nós temos o Derric e oRamil. Eles praticamente vivem no escritório. Pergunte a qualquer profissional de marketing pago qual é o seu gargalo e na maioria das vezes eles vão dizer que são os recursos de design. Então, o que podemos fazer? Utilizar as landing pages que nosso pessoal de inbound marketing já enfileiraram para nós! Brilhante! Muitas vezes, essas pages são muito bem concebidas e enlaçadas com excelentes oportunidades de negócio. Isso é primordial em uma página sólida de inbound marketing e é um requisito em um lander de busca de sucesso. Coincidência? Acho que não…
03. Fazer intercâmbio de relatórios de conversão
Dados de conversão, como vocês são legais! Eu acho que a maioria dos marqueteiros pagos está olhando para os dados de SEO das suas empresas. Pelo menos, eu espero que eles estejam! Na verdade, há mais dados que você deveria olhar. Aqui no SEOmoz nós somos loucos por dados. Jen, que gosta de criar polêmicas na comunidade, reúne indicadores surpreendentes sobre nossas atividades sociais toda semana. Eu descobri que, avaliando seus resumos de dados semanais, eu posso ver qual conteúdo foi importante e onde. Eu posso ver onde nós estamos aumentando o reconhecimento da marca e que tipo de pessoa está se interessando por ela. Com isso, eu posso alocar melhor o nosso orçamento e complementar esses esforços.
04. Colaborar com a pesquisa de palavras-chave
Então, essa é uma daquelas coisas que nós insistimos em dizer que vamos fazer, mas raramente fazemos. Fico sempre admirada pelo processo de pesquisa por palavra-chave. Primeiro, é realmente muito demorado. Segundo, não é eficaz em um passo só; ele realmente precisa ser feito em uma base contínua. Apesar disso tudo, tanto as equipes de paid search quanto as equipes de busca orgânica têm feito pesquisa de palavra-chave separada por anos.
Um benefício incrível de fazer inbound marketing é a velocidade com a qual podemos detectar se algo ressoa. Se antes eu poderia ter usado orçamento de busca paga para testar um adjetivo ou uma descrição de produto, agora eu posso soltar um pedaço de conteúdo direcionado e ver como a audiência responde. É uma coleta de dados imediata e é estatisticamente válida. Eu não consigo superar o poder do gráfico social quando se trata de reações de crowdsourcing a certas palavras-chave. Esta é a nova pesquisa de palavras-chave, na minha opinião. Nós devemos combinar nossas ferramentas tradicionais com a resposta do público nesses canais de inbound.
05. Redirecionar o conteúdo
Este é um passo bastante óbvio e, portanto, bem fácil de ser pulado. Eu mesma cometo esse erro muitas vezes. Os que fazem paid marketing precisam dirigir o tráfego para vitórias passadas do inbound marketing. Por exemplo, cerca de um ano e meio atrás nós atualizamos o “Guia para Iniciantes em SEO“. Acabou que ele foi baixado quase um milhão de vezes, traduzido para outros idiomas, e continua a ser um excelente direcionador de tráfego. Adivinha quanto do meu orçamento de marketing pago é utilizado para direcionar tráfego para esse excelente pedaço de conteúdo? É, você adivinhou: nada.
No passado, meu argumento era “ele não direcionou inscrições trial suficientes para mostrar ROI”. O que eu percebi ao longo dos últimos meses é que eu preciso ir mais a fundo no significado de “conversão”. O que significa aquisição? O que significa crescimento? Meus esforços de marketing pago devem ser moldados conforme esses pedaços de conteúdo já bem-sucedidos. Redirecionar conteúdo viral de sucesso através dos canais de marketing pago é um ótimo exemplo de como podemos realizar marketing cross-channel. Não é lindo quando todos se dão bem? Quem quer um abraço?
Na segunda parte deste artigo, vocês vão conferir as outras cinco dicas. Até lá!
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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/10-ways-paid-marketers-can-leverage-inbound-marketing