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10 maneiras de alavancar o inbound marketing - Parte 02

Na primeira parte deste artigo, vimos cinco das dez melhores maneiras que utilizei para alavancar o inbound como marketing pago aqui na Moz. Para finalizar nossa conversa a respeito, veja abaixo as outras cinco dicas:

6. Compartilhar o feedback do usuário
Feedback de usuário é ouro; ouro puro. Inbound marketing é sobre ser encontrado online através de uma série de atividades – publicação de conteúdo, engajamento social etc. Uma grande vantagem dessas conversações e interações é a riqueza do feedback que você pode receber da comunidade que você criou. Muitas vezes aqui no Moz, nós pedimos que nossa equipe de comunidade nos ajude a entender o que nossos clientes realmente amam no nosso serviço PRO. Podemos ouvir diretamente deles o que os mantêm felizes e o que podemos fazer para melhorar. Isso ajuda a direcionar nossas mensagens de marketing e nossos roteiros de produtos. Compartilhar o feedback e a voz do usuário é muito importante e o valor encontrado nesse compartilhamento entre várias equipes na organização é enorme.

7. Planejamento de recursos
Ao longo dos últimos anos, temos visto as expectativas de uma mudança no marketing online. Temos mais ferramentas para utilizar, mais relatórios para empilhar, mais conteúdo para escrever e assim por diante… Inevitavelmente, essas demandas requerem mais recursos e mais talento em qualquer projeto. Eu descobri que perguntar aos marqueteiros orgânicos e aos de comunidade a respeito do que eles estão trabalhando me ajuda a me planejar melhor para os meus projetos pagos. Se estamos contratando um editor para um pedaço de conteúdo, posso pedir que ele revise algumas manchetes de anúncio no mesmo contrato. Eu posso, ainda, redirecionar os recursos de design para banners e landers. Ao saber no que a equipe de inbound está trabalhando, todos podemos pressionar mais rapidamente. Esse é um grande benefício de conectar as equipes, tanto no objetivo, quanto no planejamento de recursos.

8. Alimente o fogo
Eu sou um grande fã do efeito halo que se aplica ao marketing. O efeito halo, para aqueles que talvez não saibam, é quando os clientes mostram uma tendência a um produto ou uma marca, se baseando em alguma experiência favorável ou prazerosa que eles tiveram previamente. A beleza como isso se aplica aos esforços de marketing de hoje é que há tantas oportunidades para a impressão de uma marca – e a maioria delas é gratuita.

Uma conversa positiva que um representante de marca tenha com um usuário em uma página no Facebook pode ser suficiente para persuadi-lo a clicar em um banner de redirecionamento quando ele se depara com o logo da marca. Essas duas tarefas combinadas podem construir uma confiança suficiente para persuadi-lo a experimentar uma amostra grátis. Eu chamo isso de “alimentar o fogo”. Enquanto que o marketing pago pode ser medido em uma base CPA, há muita coisa que acontece antes de uma ação que influencia a tendência de uma conversão. O inbound marketing oferece múltiplas oportunidades para tendenciar positivamente um cliente em potencial. A boa vontade que um cliente possui em uma marca, geralmente, tem pouco a ver com as ações de marketing forçadas, mas tem tudo a ver com essas experiências mais orgânicas.

9. Pré-qualificar uma mensagem
No fundo, marqueteiros são contadores de histórias. Nós amamos persuadir. Como marqueteira paga, eu passo a maior parte do meu tempo pensando em formas de atingir meu público. Algumas vezes, é um público novo – e outras, meu público atual -, mas de qualquer forma, eu preciso estar constantemente testando novas formas de capturar sua atenção. Pré-qualificar uma mensagem pode ser demorado e pode custar muito dinheiro dependendo de como eu a testo.

No passado, eu posso ter rodado uma campanha de banner em um post de um blog relevante e olhado para métricas como CTR e CR. Eu também posso ter investido dinheiro em um grupo focado (e olha, isso pode custar muito!) para ver como pessoas reagiriam a uma história que nós havíamos criado. Hoje em dia, eu posso usar o poder do social para testar mensagens em tempo recorde. Eu posso montar uma apresentação ou um papel em branco e ver quantas vezes ele é compartilhado, visualizado e baixado. Contando esses “votos sociais”, eu vou além de só cliques como um meio de pré-qualificação. É realmente uma ótima maneira de coletar bons dados rapidamente.

10. Fortalecer a história da marca
Mesmo as outras nove ideias sendo ótimas, esta é minha favorita. Nada é mais poderoso que uma mensagem de marketing consistente. Ao longo dos anos, eu tenho trabalhado para conectar banners de redirecionamento, anúncios de busca pagos, landers, banners de afiliados e publicidade social para enviar uma mensagem forte e coesa. Sabe qual o problema disso tudo? Tudo isso me custa dinheiro – o que não é nada divertido.

Para promoções ou mensagens sensíveis ao tempo, se eu realmente queria ver um impacto, eu tinha que ter altos orçamentos. Tinha que haver uma maneira melhor… Pois tem! Alinhar alguns desses esforços pagos com alguns esforços de inbound faz da história ainda mais atraente e pela metade do custo. Enquanto você cria novas coisas e tenta gerar buzz, você precisa se perguntar: “é este o melhor uso do meu tempo e dinheiro?”. Eu acho que, como uma marqueteira paga, muitas vezes nós podemos esquecer de tomar essa pausa. Nós nos acomodamos nos canais que conhecemos bem, mas precisamos ir além.

Conclusão
Rand Fisk estava certo. Na verdade, todos os meus amigos de SEO estavam certos. Enquanto que o marketing pago tem um papel a desempenhar em tudo isso, a direção que a web tomou demanda mais de nós, marqueteiros. Embora eu não ache que o inbound marketing seja tudo que qualquer marqueteiro precisa, eu acredito que existe uma sinergia entre os dois que pode ser muito poderosa. Se nós compartilhamos recursos, conectamos dados e colaboramos, ao invés de competir, eu acho que ambos os times vencem. Eu estou super entusiasmada no que isso significa para o futuro do marketing de busca pago.

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