Antes de tudo. Por que fazer SEO?
A grande maioria do tráfego de usuários na Internet, se inicia em um Buscador. Mesmo com o avanço de redes sociais e outras mídias, os buscadores são a principal porta de entrada de navegação para a maioria dos usuários da Internet. Os buscares atuam de forma única oferecendo a possibilidade de gerar tráfego para o seu site, de pessoas procurando aquilo que você tem para oferecer, seja um produto, serviço ou um conteúdo.
Caso seu site esteja fora do índice dos buscadores você estará perdendo grandes oportunidades de visitas de pessoas interessadas em seu conteúdo. Com a utilização de técnicas SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca em inglês) seu site pode apresentar melhor visibilidade nos Buscadores, e consequentemente atrair mais usuários ao site. Técnicas de SEO visam aplicar de forma assertiva, um melhor uso de palavras chaves em áreas estratégicas do conteúdo e do código fonte de seu site.
Dentre as principais vantagens de uma visita oriunda de busca orgânica, é o maior índice de conversão, pois o usuário já realizou a consulta do que ele procurava antes de chegar ao site, com esta vantagem a conversão se torna muito mais próxima, diferente de um usuário que chega no seu site e ainda irá procurar o que deseja.}
Os 10 mandamentos para aumentar a visibilidade de seu E-commerce utilizando SEO
1 – Jamais copie conteúdo de outros sites. Os buscadores priorizam conteúdos únicos.
2 – Não produza conteúdo duplicado em seu próprio site. Apresente ao buscador apenas uma página para cada conteúdo. Conteúdo duplicado pode diminuir a relevância do site.
3 – Crie URLs amigáveis. Elas são consideradas o principal item no algoritmo dos buscadores.
4 – Crie títulos únicos, precisos e descritivos para cada página de seu site.
5 – Faça uso de marcadores de dados (Rich Snippets) e tenha mais destaque nos resultados dos buscadores.
6 – Sempre utilize um call-to-action na descrição de seu site. Este detalhe pode influenciar na decisão do usuário em clicar no seu resultado.
7 – Mantenha sempre atualizado o seu Sitemap. Desta forma o buscador indexará melhor as páginas de seu site.
8 – Faça conteúdo relevante para humanos. O buscador procura imitar o comportamento humano.
9 – Planeje a sua navegação e a sua arquitetura de informação. O Google navega como o usuário: pelos links.
10 – Não use atalhos (técnicas subversivas, como repetições de palavras-chaves, conteúdo escondido ou qualquer outra prática que possa ser punida pelo buscador).