Seja mais humano e comunique-se melhor
Emails podem ser ferramentas poderosas de comunicação, no entanto com tanto SPAM (cenário onde sites de compras coletivas tiveram boa parcela de culpa) torna-se comum pessoas apagarem emails antes mesmo de serem abertos. Isso acontece porque muitas vezes o título não é atrativo, porque possui um título tão longo que mal pode ser lido.
1. Use um título chamativo
É aqui que a grande maioria dos emails peca e são perdidos. Este ponto é tão importante que merecia facilmente um post somente para ele, mas baseado no aprendizado da campanha de email marketing que ajudou a levantar U$500 milhões para Barack Obama é possível tirar três pontos:
- Seja breve
- Seja pessoal
- Gere curiosidade
2. Tenha um objetivo claro
Pode parecer óbvio, mas é bem comum receber peças de email marketing que se perdem entre tentar comunicar o lançamento de novos produtos, informando promoções, e ainda de quebra informar um concurso cultural. Isso é um claro problema de foco, que faz que muitas vezes a peça sequer seja lida por completo pelo excesso de informação.
3. Seja breve
Certa vez durante uma sessão de entrevistas de usuário escutei a seguinte frase:
“Se um email possuir mais de três linhas eu deleto sem terminar de ler”
Talvez este seja um caso extremo, mas já ouvi inúmeras variações dessa frase relacionada com emails muito longos, principalmente é claro se possuírem blocos muito extensos de texto.
4. Se necessário organize e divida
Em alguns (e são raros) casos é necessário ser mais extenso, neste caso você pode começar a pensar no layout do seu email, organize o que e como irá dizer, e crie respiros com blocos não muito longos de texto.
5. Não mande anexos
Sério, anexos de emails desconhecidos pode gerar uma tremenda sensação de desconfiança, nada pior que isso para quem estiver por exemplo tentando fazer um pitch de apresentação de uma startup. Se necessário hospede a apresentação em algum lugar e use um link definitivamente claro para isso ou uma plataforma já conhecida, como o SlideShare para apresentações, o Youtube ou Vimeo para vídeos, etc.
6. Caso saiba use o nome do destinatário
Simples né? Pessoas adoram ler e ouvir seus nomes, existem até estudos para provar isso, mas aposto que você nem precisava desta confirmação.
7. Seja acessível
É cada vez mais comum abrirmos os emails em vários dispositivos, às vezes num tablet, às vezes num smartphone, não importa. O fato é que nem sempre estes dispositivos possuem tamanhos de telas que possibilitam que aquela sua imagem enorme seja visualizada como você imaginou. Tenha isso em mente na hora da criação a arte, ou simplesmente opte por emails com imagens responsivas.
8. Quebre protocolos
Chame de sair da caixa, de ser criativo, tanto faz o nome, o importante é quebrar a estrutura convencional de emails. Você precisa fazer aqueles poucos minutos únicos, desde o momento que o título do email é lido. A startup Enjoei é campeã nessa arte, com títulos e mensagens bastante divertidas que contextualizam com acontecimentos atuais.
9. Teste sempre que possível
Nada é desculpa, se David Ogilvy já fazia split tests no envio de cartas pelo correio na década de 40, você pode fazer isso muito mais facilmente ao testar cada elemento dos seus emails. Na dúvida, teste.
10. Gere alguma estranheza
Certa vez li em algum dos livros do Seth Godin sobre como a estranheza era capaz de marcar as pessoas. Eu simplesmente testei alterar o campo que normalmente é mais ignorado nos emails: a assinatura. Então inseri “Com carinho, Richard”. É algo realmente bem estranho mesmo, mas cada vez que alguém me dizia, eu sabia que esta pessoa tinha lido um de meus emails até o final.
Com carinho,
Richard