
Imagino que você já conheça um pouco sobre e-mail marketing, até tenha alguma mensagem automática configurada, e vive ouvindo falar que “o dinheiro está na lista” (ao mesmo tempo que ouve um monte de gente falar que o e-mail morreu).
Primeiro vamos aos fatos.
O e-mail marketing continua sendo um canal com ROI até nove vezes maior que outros, como redes sociais…
E o número de e-mails enviados AUMENTA ano após ano. Ou seja, dizer que o e-mail está em desuso é uma “fake news” de pessoas que não vendem cursos de e-mails. 🙂
Veja, é muito sexy eu falar da nova “técnica milagrosa com IA para redes sociais generativas com agentes automatizados infinitos para turbinar suas vendas”.
Mas um negócio de sucesso se constrói com fundamentos… e o e-mail é um deles.
Pensando nisso, vou dar 3 (+1) dicas para você aumentar as vendas do seu e-commerce com esse canal.
1. Abandono de carrinho
Lembra aquela vez em que você se interessou por um produto, até chegou a “adicionar ao carrinho”, mas na hora de pagar você parou?
Então, seu cliente faz o mesmo. O tempo todo.
Porque isso simplesmente faz parte da natureza humana. Ficamos curiosos, temos nossos desejos, mas, na hora de nos comprometermos com a compra, damos para trás.
Estatisticamente, apenas 2% das pessoas estão prontas para comprar “agora”.
Então, se o seu cliente chegou até o checkout e não concluiu a compra, envie um e-mail “lembrando” que ele deixou um objeto no carrinho, e que ele ainda pode aproveitar tudo o que o produto oferece.
Se você quer criar uma sequência mais elaborada, você pode pensar em enviar mais um e-mail com depoimentos, outro com “perguntas frequentes”, e como último incentivo até oferecer um pequeno desconto, como um cupom.
Essa sequência bem implementada pode recuperar até 20% dos clientes que desistiram da compra no primeiro momento.
2. Boas-vindas
Após o seu cliente concluir a compra, acontecem duas coisas:
1 – Ele está empolgado porque está comprando.
2 – Ele perde a empolgação porque acabou de comprar.
É como você comprar um carro novo e se sentir super feliz no momento, mas basta virar a esquina para se estressar novamente no trânsito.
Então, nosso papel como vendedor é manter a sensação de empolgação do cliente.
Envie uma mensagem parabenizando pela decisão, envie um vídeo de como usar o produto, envie um vídeo pessoal com uma mensagem, pergunte se ele tem alguma dúvida ou mostre outras pessoas usando o produto.
Quase não há limites para o que você pode fazer na sua mensagem de boas-vindas.
Se você consegue saber quando o produto foi de fato entregue, reforce o ciclo avisando que o produto chegou, e dando mais dicas ou contando histórias.
Qual é a chave aqui? Você está criando um relacionamento com seu cliente.
3. Pedir reviews
Se você já comprou algum produto ou serviço por algum dos grandes sites que existem hoje, você já deve ter recebido uma mensagem pedindo para “avaliar” o produto em questão.
Então, essa terceira dica é muito simples…
Veja, não tenha medo de reviews negativas porque isso é uma oportunidade para você melhorar. E tenha em mente que produtos apenas com reviews “perfeitas” também perdem credibilidade.
Hoje, as reviews são parte importante do processo de decisão de compra, então incentivar isso é fundamental.
Algumas vezes, gosto de oferecer algum bônus, como um vídeo ou qualquer material de valor, para incentivar as reviews.
E essas mesmas reviews você poderá utilizar nos seus anúncios, redes sociais e e-mails… e assim reforçará o ciclo positivo de atração e compra.
+1 dica final
Até aqui, acredito que você já tenha visto como é possível criar um mecanismo forte de e-mails.
Se você cria um relacionamento com seu público, você pode oferecer novos produtos.
Não saia apenas “vendendo”, você precisa se conectar e criar uma relação de valor, que também inclui oferecer novas oportunidades de tempos em tempos.
Assim, você aumenta o Lifetime Value do cliente e o ciclo de vendas recomeça.
Ah, só um detalhe: antes de oferecer novos produtos, não deixe de pedir que ele avalie o anterior. Porque você pedirá avaliações da próxima compra também.