Durante o Comitê de Logística do E-Commerce Brasil, mostramos que mais de 50% dos usuários afirmam que a velocidade na entrega é o principal tomador de decisão em compras online. Dentro deste cenário, a Zubale é uma das principais empresas de software e colaboradores para atender pedidos e delivery de e-commerce na América Latina. Recente, a companhia levantou uma Série A de US$ 40 milhões, cujo valor será aplicado (também) no mercado brasileiro. Liderado pela QED Investors, o investimento teve figuras notáveis como GFC, Felicis Ventures, Hans Tung (GGV Capital). Além desses, incluiu nomes como NFX, Kevin Efrusy (Accel), Wollef e Maya Capital.
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Desafios do delivery na América Latina
O mercado de comércio eletrônico na América Latina é o que mais cresce no mundo, estimado em mais de US$ 100 bilhões — e deve dobrar até 2025. Entretanto, o setor de varejo tem grandes desafios na região para fornecer delivery confiável e consistente em menos de 60 minutos. Ou seja, é exatamente aí que entra a Zubale, munida de solução para resolver tais necessidades logísticas de varejistas.
“Os varejistas estão sofrendo grande pressão dos consumidores para melhorar a experiência de compra em seus canais digitais. Ou seja, querem a mesma velocidade e qualidade de delivery oferecidas por aplicativos como Rappi, iFood ou Cornershop, por exemplo. No entanto, esses níveis de serviço e velocidade de entrega exigem um trabalho tecnológico gigantesco, assim como um grande investimento de capital. Ou seja, os varejistas não estão preparados para isso”, disse Sebastian Monroy, cofundador da Zubale.
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Segundo o executivo, a solução da Zubale contribui para varejistas inovarem mais rápido do que nunca. “Dobramos nossa receita no segundo semestre de 2021 e esperamos dobrar novamente no primeiro semestre de 2022. O interesse e o potencial de nossa região [América Latina], além de nossa execução e resultados, nos levaram à uma rodada com mais de 2x mais subscrições”, disse Allison Campbell, também cofundador.
Funcionamento e intenções da Zubale
Apenas para contextualizar, a Zubale capacita uma ampla gama de varejistas de marcas de moda, supermercados, lojas especializadas e farmácias. Como a empresa possui software incorporado, atende pedidos de comércio eletrônico para varejistas por meio de seu mercado de colaboradores independentes. Ou seja, a equipe seleciona, embala e envia os ativos do varejista (lojas, armazéns, dark stores, etc.) para o cliente final.
Este investimento apoiará os planos da companhia de acelerar seu crescimento nos mercados atuais e expandir ainda mais na América Latina. Vale ressaltar que a Zubale iniciou suas operações há três anos no México e, desde então, expandiu-se para a Colômbia, Costa Rica e Peru. Recentemente lançaram Brasil e Chile, onde já haviam firmado parcerias com alguns dos mais importantes varejistas da região.
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“Nosso objetivo é muito claro: queremos estar presentes, em um prazo muito curto, nos seis mercados mais importantes da América Latina. Nos últimos dois anos, crescemos constantemente 25% mês a mês e esperamos 3X nossas receitas em 2022 em comparação com o ano anterior”, disse Sebastian Monroy, cofundador.
Inteligência Artificial + velocidade no delivery
Hoje, a empresa tem mais de 150 engenheiros nos departamentos de produto, ciência de dados, tecnologia e design. Esse investimento permitirá que a Zubale continue investindo na área de delivery e fortaleça ainda mais sua tecnologia e aumente sua oferta de produtos. “Usaremos esse dinheiro para investir demais em IA e melhorar nossos algoritmos para aumentar a velocidade de entrega e o NPS para nossos clientes B2B”, acrescentou Monroy.
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Por fim, a empresa planeja lançar outra vertical além do delivey: finanças incorporadas. O propósito, neste caso, será permitir que a Zubale forneça produtos e serviços financeiros aos seus colaboradores. “Este foi o próximo passo claro em nosso negócio. Por isso mesmo que queríamos um investidor fintech na mesa e a QED ficou tão empolgada com o modelo de negócios e a força de execução que eles queriam liderar. Ficamos emocionados, uma vez que vemos isso como a evolução da Zubale”, finalizou Campbell.
Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil