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Zoom lança filtro que traduz as necessidades dos consumidores

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Zoom, ferramenta de comparação de preços da Globo Comunicação e Participações, acaba de lançar uma nova modalidade de pesquisa a partir de filtros por necessidade.

De acordo com a empresa, o novo método possibilita fazer buscas no site de forma simplificada, bastando que o usuário selecione as necessidades para encontrar o produto que procura. “Por exemplo: a pessoa que quer comprar uma TV para assistir filmes em 3D e/ou acessar o Facebook, mas não sabe as características técnicas fundamentais, poderá iniciar a pesquisa partindo de uma necessidade e o Zoom mostrará todos os modelos e marcas que melhor atendem esta função”, explica Adriano Lopes, CEO do Zoom.

Antes do lançamento da nova solução, os consumidores precisavam conhecer os dados técnicos dos produtos para depois procurar itens com tais especificações. A partir do novo recurso, basta escolher, por exemplo, o filtro – Altíssima Definição – que automaticamente todas as ofertas de TV com esta tecnologia serão relacionadas. “Outro exemplo é selecionar o filtro – Jogar Videogame -, e o Zoom apresentará todos os modelos para esta necessidade. É como se o vendedor de uma loja estivesse ajudando o cliente a escolher um produto que ele não sabe comprar. Também não será mais preciso ficar horas pesquisando sobre funções e os lançamentos do mercado”, enfatiza Lopes.

Ele destaca ainda que os novos filtros de pesquisa estão disponíveis para as buscas nas categorias de TV, celular e notebook, já que, segundo ele, são produtos que contam com alta tecnologia, maior diversidade de modelos e, por isso, podem gerar dúvidas no momento de decisão final. “A outra vantagem é saber tudo sobre o produto e comparar marcas, preços e funcionalidades sem ter que sair da página”, acrescenta.

Para o desenvolvimento dos filtros, Lopes ressalta que o Zoom realizou uma análise do comportamento de busca dos brasileiros quando pesquisam na web, observando as principais dificuldades e as palavras-chave mais digitadas. “Com este mapeamento, identificamos o comportamento repetitivo e as principais dúvidas, assim, os novos filtros foram desenvolvidos tornando a busca menos robótica e mais humana. Vale lembrar que as pessoas buscam por experiências de compra diferenciadas na internet. Elas não querem somente se conectar, escolher um item e digitar o número do cartão de crédito. Elas esperam ser atendidas, entender o que estão pesquisando e ficar felizes com o resultado”, reforça o executivo.