WhatsApp enfrenta problemas conforme usuários da Índia temem por privacidade
O WhatsApp enfrenta desconfiança global após atualizar a política de privacidade para permitir compartilhamento de alguns dados de usuários com o Facebook e outras empresas do grupo, o que pode frustrar ambições na Índia, seu maior mercado.
Embora o WhatsApp ainda não tenha visto desinstalações em massa de seu aplicativo na Índia, os usuários preocupados com a privacidade estão cada vez mais baixando aplicativos rivais como Signal e Telegram, afirmam empresas de pesquisa, elevando-os nos rankings de download e colocando à frente do rival na Índia pela primeira vez.
A reação na Índia – onde 400 milhões de usuários trocam mais mensagens no WhatsApp do que em qualquer lugar do mundo – forçou o aplicativo a lançar uma blitz publicitária de dezenas de milhões de rúpias esta semana em pelo menos 10 jornais.
“O respeito pela sua privacidade está codificado em nosso DNA”, disse o WhatsApp nos anúncios.
A empresa disse que a atualização de sua política “não afeta a privacidade de suas mensagens com seus amigos e familiares de forma alguma”. O WhatsApp também afirmou que as mudanças na política de privacidade estão relacionadas apenas às interações dos usuários com as empresas.
A campanha na mídia – semelhante a uma que foi veiculada há dois anos quando enfrentava críticas na Índia por não fazer o suficiente para conter a desinformação – ressalta a gravidade da crise para a plataforma de mensagens mais popular do mundo.
O Facebook e o WhatsApp apostaram muito na Índia e qualquer reclamação do usuário pode prejudicar seus planos.