Logo E-Commerce Brasil

Webjump recebe selo como um dos melhores lugares para trabalhar (GPTW) pelo 4º ano consecutivo e atinge índice de confiança de 92%

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A Webjump, referência em soluções tecnológicas para e-commerce B2C e B2B e principal Magento Partner na América Latina, conquistou, pelo 4º ano consecutivo, o selo GPTW (Great Place to Work). Neste ano de 2021, a empresa alcançou 92 na nota de trust index – índice de confiança e percentual de satisfação dos funcionários – o que significa que 92% dos respondentes classificaram a Webjump como um local excelente para trabalhar. 139 dos 200 funcionários participaram da pesquisa. A primeira certificação veio em 2018, quando a empresa tinha um total de 72 funcionários. Na época, a nota de trust index foi 73.

De acordo com o CEO da Webjump, Ivan Bastos, o sucesso da empresa que vai desde a certificação como uma das melhores empresas para trabalhar até o seu constante e exponencial crescimento no mercado se deve a “uma série de ações para valorizar seus funcionários, desde programas de formação, qualificação e aperfeiçoamento profissional, passando por ações motivacionais, métricas e avaliações para desenvolvimento e alcance de metas de forma transparente e humana e engajamento em ações sociais, além da missão de oferecer sempre os melhores serviços de tecnologia avançada com total segurança e qualidade, o que gera a fidelização dos clientes”, afirma.

Em 2020, em meio à pandemia, a Webjump atingiu 66% de crescimento no faturamento, sendo 50% deste conquistado no primeiro trimestre do ano, além de um aumento de vendas de 108,23% entre setembro de 2019 e setembro de 2020, em comparação ao mesmo período no ano anterior. Com um portfólio repleto de grandes empresas nacionais e internacionais, a Webjump também acaba de conquistar dois novos clientes: o Hortifruti Natural da Terra e o unicórnio Arco Educação.
Com uma ampla gama de serviços que vai desde a oferta de páginas complexas para eCommerce baseadas na plataforma Magento, até estratégias de transformação digital, incluindo UX, UI, front end, web analytics, criação de apps, martechs, PWA, entre outros, a Webjump aposta em diversas ações para explorar ainda mais o seu potencial de crescimento. Entre eles estão:

Academia Webjump: programa de capacitação profissional para talentos em início ou transição de carreira, que visa qualificá-los, de forma ágil e prática, nas habilidades necessárias para os projetos da empresa. Idealizado pelo CEO, Ivan Bastos, e o COO, Alexandre Rodrigues, em janeiro de 2020 e implementado em abril do mesmo ano, o programa possui três meses de duração, dividido em fases mensais, intituladas “trilhas”, divididas em conceitos e habilidades importantes para cada carreira (segundo os especialistas de cada área).

As trilhas contam com diversos materiais de apoio, que vão desde artigos até videoaulas, separados pelos mentores e de livre acesso para toda empresa. Atualmente, a Academia Webjump já possui 36 pessoas formadas, 30 mentorados em treinamento, 8 funcionários em transição de área na empresa, 16 mentores, 12 trilhas criadas e agora conta com um certificado credenciado entregue após a graduação.

“Além de motivar e qualificar a equipe, o programa sana o gargalo de busca por profissionais altamente qualificados, desafio vivido por todas as empresas de tecnologia hoje em dia”, explica Bastos.

Nosotros: criado no final de 2019, a iniciativa visa incentivar colaboradores a serem mais engajados em causas sociais. A primeira ação contou com a arrecadação de brinquedos para cerca de 50 famílias com a participação da campanha de Papai Noel dos Correios.

Sem a possibilidade de atuar presencialmente devido à pandemia, o time Webjump passou a divulgar ações que aceitam doações financeiras, tais como: Instituto Quimioterapia & Beleza; Mapa do Acolhimento; e Corona no Paredão, Fome Não.

Em 2020, durante a comemoração dos 13 anos de empresa, a Webjump também realizou diversos webinars sobre pautas relevantes e questões humanitárias, em suas respectivas datas comemorativas: Setembro Amarelo: juntos somos mais fortes; Outubro Rosa: o papel do homem na luta contra o câncer de mama; Novembro Azul: o primeiro toque é na consciência; Consciência Negra e os reflexos do racismo estrutural na sociedade.

Já em 2021, em comemoração ao Dia das Mulheres, realizou o webinar Os desafios das mulheres no mercado de trabalho. “O objetivo é fomentar a consciência social e humanitária, tão essenciais no mundo atual. Mais do que qualificar profissionais, as empresas também têm o papel de promover a saúde física e mental de seus funcionários. Investir na evolução do ser humano, na ampliação do olhar para o outro é fundamental para termos uma sociedade mais justa, saudável e altruísta”, conta Bastos.

Além dos programas, a Webjump também desenhou novas áreas de liderança, com foco em desenvolvimento de pessoas, incluindo feedbacks 1:1; criação de PDIs e acompanhamento constante das equipes; eventos internos focados em aperfeiçoamento e desenvolvimento técnico, tais como: Quick Learn, Boa Semana e Hora da Capivara; criação de OKRs com objetivos escaláveis para toda a empresa e o Radar Webjump: reunião mensal conduzida por Ivan Bastos que apresenta os desafios e resultados de todas as áreas da companhia. A Webjump também entregou Kindles com assinatura Kindle Unlimited para seus 200 funcionários como comemoração à superação de metas da empresa.

A Webjump também está na fase final para a conquista da certificação ISO27001 – padrão para sistema de gestão de segurança da informação publicado em 2005 pelo International Organization for Standardization. A certificação é direcionada a empresas altamente qualificadas em segurança da informação e visa garantir o aumento do compromisso com a proteção da informação, com a adoção de modelos e políticas de melhores práticas para identificar e implementar controles para gerenciamento de riscos, proteção de integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados essenciais para os negócios.

A partir deste ano, a Webjump também iniciará o processo para a certificação ISO27701, especialmente focada na lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). “Somos reconhecidos como referência tecnológica para eCommerce, algo que temos um enorme apreço, mas queremos ir além: nosso objetivo é promover a transformação digital e oferecer os melhores serviços para nossos clientes, mas também ter um ambiente sempre agradável, criativo e agregador para os nossos colaboradores e parceiros. Com isso, atingiremos a nossa missão maior: transformar positivamente a sociedade”, encerra Bastos.

Leia também: Sebrae-SP e Nuvemshop oferecem 10 mil vagas em curso gratuito de e-commerce.