A Web Estratégica lançou uma ferramenta gratuita para auxiliar empresas de todos os portes a projetarem o crescimento com tráfego orgânico e o potencial de receita que esse canal pode gerar para um negócio em diferentes cenários.
Com um layout intuitivo e de fácil utilização, a ferramenta traz dados que permitem avaliar o quanto uma empresa pode ganhar com um canal orgânico, a performance de uma estratégia de SEO e conteúdo em relação aos concorrentes e até mesmo se vale a pena investir em SEO.
Assim, é possível visualizar as possibilidades de ganhos com tráfego orgânico, além do percentual que isso pode representar na receita total de uma empresa.
No mercado há mais de 12 anos, a Web Estratégica identificou que, quando o assunto é tráfego orgânico, uma das principais dificuldades dos profissionais de marketing é compreender o quanto uma estratégia assim pode realmente dar retorno e se existe demanda para os seus mercados.
A ferramenta foi desenvolvida para responder a essas e outras dúvidas, facilitando o entendimento sobre o potencial do tráfego orgânico nos resultados com base no cenário real de cada negócio e utilizando dados que representam a realidade de cada marca.
Como funciona
Ao acessar a ferramenta, o usuário consegue visualizar um tutorial completo sobre como a planilha funciona. O primeiro passo é utilizar o relatório do Semrush e, posteriormente, preencher com dados da empresa.
A seguir, o usuário pode definir quais palavras-chave devem ou não serem levadas em consideração no cálculo e, por fim, incluir informações sobre o negócio, como taxa de conversão, ticket médio, participação no TAM almejado e aumento do TAM almejado.
A partir desse processo, a ferramenta consegue fazer uma projeção da receita vinda do canal orgânico e do crescimento de receita estimado.
A ferramenta é baseada no indicador TAM (Total Addressable Market ou Mercado Disponível Total) e é indicada para empresas que querem otimizar as suas ações e estratégias de marketing ou, até mesmo, avaliar o potencial de um canal orgânico para o seu modelo de negócio, caso ainda não possua um.
O TAM é um indicador muito utilizado para calcular o tamanho de um mercado e, neste caso, foi aplicada para avaliar o mercado total disponível para um site ou blog em relação às buscas na internet.
Mensurar o TAM do tráfego orgânico é um importante primeiro passo para entender se faz sentido a implementação uma estratégia de tráfego orgânico, além de permitir fazer uma análise mais segura e eficiente no desenvolvimento de uma estratégia de marketing como um todo, direcionando esforços para ações que de fato trarão resultados e crescimento.
Como utilizar
Para usar a ferramenta é necessário ter acesso a uma conta no Semrush (paga ou gratuita) e estimar a taxa de conversão e o ticket médio do seu negócio. Outro ponto importante é que quanto maior o volume de tráfego do site, mais precisas serão as informações apresentadas por ela.
Informações mostradas pela ferramenta:
– TAM do Tráfego Orgânico: são as buscas feitas mensalmente por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. O processo pode ser feito em sites concorrentes para comparar o TAM e ajustar a sua estratégia de tráfego orgânico.
– Tráfego orgânico atual: com base nas informações fornecidas pelo Semrush é possível avaliar e analisar diversos pontos relacionados ao tráfego orgânico do seu site, identificar oportunidades e otimizações.
– Participação no TAM: essa é uma das principais informações mostradas. Ela demonstra, dentre todas as buscas mensais realizadas, qual foi o percentual convertido em tráfego orgânico para o seu site. Basicamente, é a fatia do TAM do tráfego orgânico que pertence ao seu negócio.
– Receita projetada vinda do canal orgânico: aqui é possível projetar a receita mensal vinda do canal orgânico de acordo com diferentes cenários como, por exemplo: uma empresa tem 5% de participação no TAM do tráfego orgânico, mas o profissional de marketing acredita que, com uma estratégia de SEO e conteúdo esse percentual possa chegar em 15%. A planilha irá mostrar quanto isso traria de receita.
– Crescimento da receita estimado: calculado com base nas mesmas informações acima, é possível projetar o potencial de ganho com tráfego orgânico sobre o ganho atual.
Na tela inicial é apresentado um passo a passo sobre como utilizá-la da melhor forma para extrair o máximo de insights e aplicar nas análises e estratégias de marketing digital.
Baixe gratuitamente a planilha de TAM do tráfego orgânico e descubra todo o potencial deste canal para o seu negócio.