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Wayfair: o caso de sucesso do varejo de produtos domésticos na Europa e América do Norte

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Diretamente de Berlim, na Alemanha, Martin Medo, Head of International Supply Chain, narrou aos participantes do Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection o case de sucesso da Wayfair, uma empresa norte-americana de comércio eletrônico que vende móveis e produtos domésticos.

Criada em 2002, a companhia é uma das principais varejistas do setor na na Ásia, Europa e América do Norte. Ao todo, são 22 milhões de diferentes produtos oferecidos, comercializados para mais de 31 milhões de compradores ao redor do mundo.

A estratégia adotada pela empresa é o oferecimento de um serviço ancorado na experiência do cliente para gerar fidelização entre os consumidores. Das vendas realizadas, 70% vêm da base de compradores já cadastrados no sistema.

Criando uma experiência única para a venda digital

Um dos maiores receios dos consumidores que utilizam o e-commerce é comprar um produto e não gostar do que recebeu. Quando se trata de móveis, existe o agravante do tamanho e dimensão da aquisição.

Para ajudar os clientes na busca pela mercadoria perfeita, a plataforma da Wayfair oferece um recurso que simula a presença do item vendido na casa de quem está comprando. Dessa forma, o comprador pode testar o item sem precisar sair de casa.

“Quando você vai mobiliar um espaço, é difícil saber qual é o tamanho certo e como ele se encaixa. Para isso, oferecemos uma tecnologia de visualização, permitindo que os clientes possam simular o produto na decoração deles, além de combinar produtos diferentes”, explica Martin.

O site também disponibiliza amostras físicas e virtuais de tecidos e materiais que compõem alguns dos produtos. O diferencial garante uma compra menos receosa e com maiores chances de satisfação.

Logística em foco

A logística é uma das principais preocupações da empresa. Martin contou que para garantir entregas rápidas e seguras das vendas realizadas pela plataforma e pelos fornecedores parceiros, a Wayfair aposta na combinação de empresas de logística associadas a uma frota própria de distribuição.

Por Larissa Darc, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil.

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