Logo E-Commerce Brasil

Visa traz pagamentos digitais aos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Visa celebrou nesta quarta-feira, 27, o marco de 100 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Responsável pelos serviços de pagamento dos Jogos Olímpicos há 30 anos, a Visa está criando e gerenciando toda a infraestrutura e rede do sistema de pagamento de todas as instalações olímpicas, incluindo estádios, centros de imprensa, pontos de venda, bem como a Vila Olímpica e as Superstores Olímpicas. Este ano, a Visa instalará 4 mil terminais POS nas principais arenas olímpicas e 11 caixas eletrônicos em parceria com o Bradesco.

Além disso, a Visa estende o valor de seu patrocínio aos Jogos Olímpicos às cidades-sede do evento, facilitando o desenvolvimento e o avanço da infraestrutura de pagamento nesses mercados. Este ano, a Visa introduzirá a aceitação de novas tecnologias e inovações em todo o Rio. O foco da empresa será mostrar novas formas de pagar, inclusive por meio de wearables e celulares, dando aos fãs a opção de passar, aproximar ou inserir um cartão – ou apenas clicar – para fazer pagamentos no Rio.

“A Visa sempre se destacou por sua aceitação universal e por ser a forma mais segura e rápida de pagar em diferentes comércios, fronteiras e moedas”, diz Jim McCarthy, vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas da Visa Inc. “Em preparação para os Jogos Olímpicos, a Visa está transformando a forma como os fãs fazem pagamentos, dando a eles a opção de escolher como querem pagar qualquer coisa, a qualquer momento, em qualquer lugar.”

Previsão de viagem para os Jogos Olímpicos
Considerando as tendências observadas nas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Verão, a Visa projeta que o Brasil receberá entre 400 mil e 500 mil visitantes internacionais durante o mês de agosto. Dados da Visa apontam que, em 2016, o total de visitantes internacionais que virão ao Brasil superará em 1,2 milhão a média do período 2010-2015, fato que se deve, principalmente, aos preparativos para os Jogos Olímpicos.

A maior parte dos viajantes deve vir da região América Latina e Caribe (45% dos viajantes internacionais); a seguir, vêm os viajantes originários da Europa (30%) e América do Norte (15%).

Com base nos dados históricos das edições passadas dos Jogos Olímpicos, a expectativa é que o Brasil veja os gastos/per capita dos viajantes aumentar. Durante os Jogos Olímpicos Londres 2012, cada viajante1 teve um gasto médio de US$1.830, montante duas vezes maior do que os gastos médios dos turistas regulares em visita ao Reino Unido em 2012.

“Esse dado deixa claro o aumento no comércio gerado pelos Jogos Olímpicos”, diz McCarthy. “Mais de 200 países e 10.000 atletas e seus familiares, amigos e fãs devem se reunir no Rio em agosto para prestigiar uma celebração verdadeiramente global do esporte e do atletismo. A Visa está empolgada em participar dessa jornada.”