Conforme o e-commerce no Brasil desponta como um dos mais promissores do mundo em relação a potencial de crescimento, cresce, igualmente, o volume de tentativas de fraude. Segundo dados da ClearSale, o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 3,9% nas tentativas de fraude no primeiro trimestre de 2023. O mesmo estudo de 2022 mostrou que o comércio eletrônico no país sofreu mais de 5 milhões de tentativas no ano. Este ano, o ticket médio da fraude foi de pouco mais de R$1,2 mil, um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior.
O estudo “Chargebacks Consumer Survey”, de 2022, estimou que, para este ano, a perda esperada do varejo atrelada aos chargebacks seria de cerca de US$100 bilhões apenas nos Estados Unidos. Especialistas consideram, ainda, que, por se tratar de um mercado de comércio eletrônico mais maduro e com possíveis índices menores do que no Brasil, é fundamental ter atenção ao chargeback no país.
Neste sentido, o estudo da 451 Research apontou que os varejistas perdem cerca de US$36 bilhões em vendas ao ano por conta de estratégias de pagamentos ou sistemas ineficientes de cobrança. Além disso, estima que US$16 bilhões foram perdidos por medo de fraude, ainda que os pedidos seguissem totalmente os critérios de segurança.
Isso significa que, não apenas recursos para prevenir e controlar o chargeback, um bom sistema de pagamentos também é fundamental para te ajudar a identificar compras potencialmente fraudulentas sem, contudo, impactar suas conversões e te fazer perder dinheiro.
A Vindi preparou um e-book gratuito com tudo o que você precisa saber sobre o chargeback e estratégias para evitar essa ocorrência no seu e-commerce.