Logo E-Commerce Brasil

Vindi e Opinion Box: pesquisa revela as tendências do mercado de assinaturas no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Banner da pesquisa da Vindi sobre assinaturas
Imagem: reprodução

A Vindi, pioneira em soluções de pagamento recorrente no Brasil, une forças com a Opinion Box, uma das empresas líderes em pesquisa de mercado, para lançar a segunda edição da Pesquisa de Assinaturas. O estudo oferece insights valiosos sobre o mercado de recorrência no país, com uma abordagem metodológica aprimorada e estatísticas atualizadas, fornecendo uma visão abrangente das tendências futuras.

A primeira edição da Pesquisa de Assinaturas, realizada entre 2020 e 2021, foi a primeira sobre segmento no Brasil e proporcionou uma compreensão única do mercado de recorrência. Agora, diante das mudanças no comportamento do consumidor, a Vindi apresenta uma nova edição reformulada e atualizada, oferecendo uma abordagem mais profunda do cenário atual.

Esta edição tem como foco entender as mudanças nos hábitos de consumo no período pós-pandêmico e analisar o comportamento em relação às assinaturas, tanto no presente quanto para os próximos anos. Baseada na perspectiva dos consumidores, a pesquisa oferece insights valiosos para orientar estratégias de negócios, tanto para empresas B2C quanto B2B.

Entre os principais insights revelados, destaca-se que 51% dos entrevistados relataram despesas inalteradas com assinaturas nos últimos 12 meses, mesmo em meio ao cenário de inadimplência no país – que, segundo a CNDL, atingia mais de 66 milhões de pessoas em janeiro.

Além disso, olhando para o futuro próximo, 61% dos entrevistados esperam que seus gastos com assinaturas permaneçam inalterados nos próximos 12 meses, indicando estabilidade financeira ou a intenção de manter os padrões de consumo. 

Clubes de assinaturas são preferidos de quem gasta mais por mês

Em relação aos gastos mensais, mais de 50% dos entrevistados gastam entre R$50 e R$200 com assinaturas. E entre os 25% que gastam entre R$100 e R$200 mensais com assinaturas, o Clube de Assinaturas aparece no top 3 como um dos serviços mais assinados por 31% dos participantes, atrás apenas de tags de pedágio e estacionamento e serviços fitness, como academias, que ficam com 32% cada um.

Os Clubes de Assinaturas já são uma estratégia adotada por diversos segmentos do e-commerce como forma de fidelizar sua base de clientes, aumentar a rentabilidade e a previsibilidade das receitas.

Além desses dados, a Pesquisa de Assinaturas da Vindi ainda traz informações sobre os streamings favoritos, métodos preferidos de pagamento, principais segmentos e serviços assinados e muito mais. 

Baixe a pesquisa completa.