Logo E-Commerce Brasil

Via investe nas startups GoPublic, Poupa Certo e byebnk

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Via realizou, por meio de sua subsidiária Cnova, investimentos minoritários nas startups GoPublic, Poupa Certo e byebnk, segundo comunicado ao mercado enviado nesta quarta-feira (8) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os aportes fazem parte do programa Via Next, anunciado em abril, que busca acelerar o processo de transformação digital da companhia e prevê investimentos de até R$ 200 milhões pelos próximos cinco anos.

A Via, antiga Via Varejo, está investindo em startups. Imagem: Reprodução

Com os aportes, a dona de marcas como Casas Bahia, Ponto, Extra.com e banQi inicia o programa Via Next, desenvolvido em parceria com a Distrito. Os investimentos anunciados hoje foram feitos no formato convertible debt (o valor investido entra como um empréstimo que pode ser convertido futuramente em ações).

A GoPublic oferece um ecossistema de soluções Software as a Service (SaaS) modular para facilitar a jornada de crédito e pagamentos, focado no comportamento do cliente e no fluxo do crédito, com maior eficiência no uso de dados e maior utilização de algoritmos de alta precisão.

A Poupa Certo, que também opera no Peru, no Chile, na Guatemala e no México, é uma plataforma de gestão e educação financeira que oferece uma experiência totalmente digital com estratégia de gamificação para jornadas de educação financeira customizadas.

A byebnk é uma plataforma de gestão de investimentos em criptomoedas que busca possibilitar aos seus clientes/usuários a realização de investimentos em ativos tradicionais por meio da chamada “tokenização” (transformação de ativos financeiros em criptomoeda) e também tem como propósito oferecer serviços de educação financeira aos brasileiros.

Helisson Lemos, Chief Innovation Officer (CINO) / Marketplace da Via

“O investimento da Via Next nessas três fintechs nos permite ganhar velocidade e fortalecer o ecossistema financeiro para nossos clientes, consumidores e para os lojistas do nosso marketplace”, afirmou Helisson Lemos, CINO/ Marketplace da Via. “São investimentos com retornos financeiros ou impacto em nosso ecossistema no longo prazo, mas estamos animados com a possibilidade de interagir com elas a partir de agora para acelerar a velocidade da nossa transformação”, conclui.

As três startups têm casos de uso já mapeados e em construção com a carteira digital banQi e a fintech Celer. Sempre plugadas ao banQi ou à Celer nas jornadas de banking e payments, propiciarão novas oportunidades aos sellers do Marketplace – tais como pagamentos, gestão financeira e dos seus negócios e acesso a crédito – e aos entregadores integrados à ASAPlog, bem como para outras opções idealizadas – e que oportunamente serão divulgadas.

Leia também: Americanas investe em entregas nas favelas e mira mercado de R$ 168 bilhões por ano

Com informações da Reuters, via Money Times