Vendedor é peça fundamental para concluir transformação digital, diz VP de marketing e vendas da Pmweb
A transformação digital, caso seja exclusiva e separadora, perde seu sentido real. De que vale uma parcela dos consumidores ter acesso ao mundo conectado de e-commerce, Martech, dados e outras ferramentas sem a inclusão de quem realmente precisa de inovação? O questionamento traz, especificamente, uma dúvida sobre o papel do vendedor nisso e uma afirmação: ele deve ser uma das peças centrais dessa grande engrenagem de consumo.
Segundo Augusto Rocha, VP de Vendas e Marketing da Pmweb, é inadmissível deixar a classe trabalhadora para trás. Ele deixou isso bem claro durante a palestra "Como não deixar a maioria para trás - A transformação digital do varejo". "Falar de inovação é fácil, mas é preciso pensar em formas de ajudar empreendimentos com atuação total ou parcialmente física com a transformação digital. Isso significa entregar a tecnologia de venda para quem realmente precisa: o vendedor", explica.
Para isso, o executivo entender que a mudança inicial está no aumento de produtividade. De acordo com ele, o vendedor brasileiro tradicional, aquele que oferece o atendimento mais atencioso e personalizado possível aos que entram na sua loja, não tem o que fazer em partes do expediente.
A luta contra a ociosidade e, portanto, tempo que poderia representar capacitação ou ajuda à empresa, pode ser ganha com a entrega de ferramentas a ele. Mostrar a ele como entender o novo consumidor ou ensinar técnicas modernas de venda podem ser caminhos.