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Salesforce: vendas digitais da Cyber ​​Week batem recorde de US$ 275 bilhões no mundo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Salesforce divulgou seu relatório anual Cyber ​​Week, que analisa dados de compras de mais de um bilhão de compradores na plataforma Salesforce Customer 360 e atividades em comércio, marketing e serviços (incluindo 24 dos 30 principais varejistas online dos EUA). No geral, as vendas online globais em 2021 atingiram um recorde histórico de US$ 275 bilhões, 2% a mais em comparação a 2020, e US$ 62 bilhões nos EUA, 4% a mais em comparação a 2020.

Dados mostram que, na América Latina, a tendência de compras por meio de dispositivos como smartphones e computadores pessoais caiu consideravelmente durante a Cyber Week (23 a 29 de novembro) em comparação com o mesmo período do ano passado — com queda de 33% nos pedidos feitos por estes meios. 

Segundo a empresa, apesar de parecer um indicador negativo, foi uma resposta natural ao crescimento fora dos padrões observados em um período de medidas de isolamento social mais restritivas. Um contraponto interessante é que, comparado ao ano passado, as redes sociais foram uma ferramenta mais relevante para levar consumidores aos e-commerces.

Outros fenômenos observados na região foram que o valor médio dos pedidos de Black Friday estagnou (comparando 27 de novembro de 2020 e 26 de novembro de 2021), mas a taxa de desconto nos produtos, desconsiderando markdown e frete, subiu de 11% em 2020 para 17% neste ano; e a menor diversidade em produtos oferecidos neste ano, resultado dos desafios globais de logística como gargalos nos portos e aumento no preço dos contêineres.

“Após um ano em que as vendas digitais alcançarem índices recordes por conta das medidas de isolamento, o período de festas de final de ano de 2021 chegou em um momento diferente, com mais pessoas fazendo compras e interagindo com marcas presencialmente”, conta Leonardo Bruno Melo, Vice-Presidente Regional de Commerce Cloud na Salesforce Brasil. “As lojas e varejistas precisaram se adaptar para oferecer experiências relevantes para engajar novamente os consumidores digitais e para superar diversos desafios. A transformação digital é chave para conectar cada vez mais as experiências digitais com as presenciais.”

Principais insights para 2021

  • O principal período de compras digitais de fim de ano acabou: as compras de fim de ano começaram para valer no início da temporada, com os consumidores gastando US$ 74 bilhões no EUA nas primeiras três semanas de novembro (até 10% a mais no comparativo anual) e US$ 297 bilhões globalmente (até 5% no período). Durante a Cyber ​​Week, as vendas nos Estados Unidos alcançaram US$ 62 bilhões (aumento de 4% ano a ano) e as vendas globais atingiram US$ 275 bilhões (aumento de 2% ano a ano). O maior dia único de compras durante a Cyber ​​Week foi a Black Friday (aumento de 2% em relação ao ano anterior no nível global, aumento de 5% no comparativo anual nos EUA), já que a demanda no feriado foi suavizada ao longo de todo o mês de novembro.
  • Os consumidores encontram preços altos e menos descontos: a inflação das festas aliada a descontos mais baixos significava que era mais difícil encontrar bons negócios neste ano. Durante a Cyber ​​Week, o Preço Médio de Venda (ASP) aumentou 11% nos EUA e 5% globalmente em comparação com o ano passado. Enquanto isso, o desconto médio na Cyber ​​Week foi de 26% nos EUA (queda de 8% em relação ao ano anterior) e 24% globalmente (queda de 8%). Na América Latina, a tendência se inverteu, com o desconto médio chegando aos 17% (acréscimo de 6 pontos percentuais em comparação a 2020).
  • A crise da cadeia de suprimentos nas festas de fim de ano deixa os clientes com menos opções de presentes: problemas precoces e persistentes da cadeia de suprimentos significavam que as prateleiras digitais não estavam tão bem abastecidas como nos anos anteriores. Os catálogos de produtos (número de produtos à venda) durante a Cyber ​​Week diminuíram 6% nos EUA e 5% globalmente em comparação com o ano passado.
  • A inflação nas festas leva ao financiamento das festas: com preços mais altos e menos descontos, os clientes adotaram as ofertas Compre Agora, Pague Depois (BNPL). Globalmente, o uso de BNPL durante a Cyber ​​Week cresceu 29% em relação ao ano anterior (8% de todos os pedidos), com mais de US$ 22 bilhões em pedidos financiados para as festas. Na Black Friday, 7% dos pedidos globais e 4% dos pedidos dos EUA foram pagos com BNPL.
  • Os consumidores preferem as lojas com pedidos online e serviços de coleta na calçada: os consumidores continuaram a priorizar saúde, segurança, conveniência e confiança nesta Cyber ​​Week. As lojas dos EUA que oferecem retirada na calçada ou na loja aumentaram sua receita em 50% ano a ano em relação à Black Friday do que os varejistas que não oferecem essas opções de retirada.

“Embora as vendas online tenham se estabilizado ao longo da Cyber ​​Week em comparação com o pico de festas que experimentamos durante a pandemia, os compradores digitais geraram vendas significativas nas primeiras semanas de novembro e mantiveram a alta linha de base da Cyber ​​Week que estabeleceram em 2020”, disse Rob Garf, Vice Presidente e Gerente Geral de Varejo da Salesforce. “Os consumidores entraram nesta temporada de festas cientes dos gargalos da cadeia de abastecimento e da inflação e compraram cedo e, muitas vezes, para suavizar a demanda que normalmente vemos concentrada ao longo de uma semana”.

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