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Vendas no Dia do Consumidor crescem 22%, com faturamento na data de R$ 722 milhões

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Ao que tudo indica, quem investiu em estratégias para vender no Dia do Consumidor apostou certo. Afinal, segundo o relatório da Allin/Social Miner, o faturamento deste ano na data foi de R$ 722 milhões, com um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado (quando comparado a 2020). Para isso, entretanto, a ativação das campanhas durante o mês de março fez muita diferença no tráfego. O investimento em social mídia, por exemplo, cresceu 11% no Dia do Consumidor, o que contribui para os cerca de 1,5 milhão de pedidos — elevação de 16% em relação a 2021.

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Quando o relatório foca para a primeira quinzena de março, o valor registrado é ainda mais impressionante: R$ 7,2 bilhões. Entre os dias 09 e 15 de março, o faturamento ficou na casa dos R$ 4 bi, 33% a mais do que o registrado em 2021. Já nos dias que antecederam o Dia do Consumidor (entre 02 e 08 de março, o faturamento foi de R$ 3 bi.

Dados do Dia do Consumidor

Entre os produtos mais consumidos no evento, destaque para o primeiro lugar em Telefonia, segundo para Eletrodomésticos e terceiro Eletrônicos.

Para quem pensou que o Dia do Consumidor se reservaria a apenas produtos de baixo custo, o levantamento prova o contrário. De acordo com os dados, o ticket médio na data foi de R$ 491, uma variação de 5% em relação ao ano anterior.

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Em relação às tentativas de fraudes, o ticket médio era de R$ 1.200 antes do evento, tendo uma queda de um pouco mais de R$ 100 durante o evento. A seguir, você confere os segmentos com maior índice de tentativas de fraudes (2021 vs 2022) por quantidade e por valor de pedidos:

Por quantidade:

 

Por valor:

O frete grátis foi outro grande álibi que os sellers tiveram para incrementar as vendas. Afinal, 62% dos pedidos realizados levaram pelo recurso. Quem pagou pelo frete, nesse caso, desembolsou em média R$ 30 pela entrega.

O levantamento completo você pode baixar aqui. Esse estudo é resultado em conjunto de diversas empresas. São elas: Grupo Locaweb All iN | Social Miner, Delivery Direto, Vindi, Octadesk, Clearsale, Bornlogic, Lett e Neotrust. Lembrando que a análise é realizada em suas bases de dados entre fevereiro
e março de 2022, a fim de mapear o comportamento do público durante o Dia do Consumidor.

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