Logo E-Commerce Brasil

Vendas de Dia das Mães no Mercado Livre crescem mais de 200%

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

As vendas de Dia das Mães deste ano tiveram um crescimento de 210% em quantidade de produtos vendidos no Mercado Livre comparando com o mesmo período de 2015 apenas na página especial criada para essa data. A receita gerada no ano contra ano nesta data obteve 230% de crescimento no faturamento da área de marketplace.

“Acreditamos em algumas explicações para esse extraordinário crescimento. Uma delas que em 2015 tínhamos cerca de 2.500 produtos e esse ano ampliamos o leque para 4 mil opções na página especial. Existe ainda o fator de aumento da necessidade de pesquisar e comparar preço e produtos, e nada mais simples do que fazer isso em uma plataforma que oferece diversas opções de produtos e diferentes lojas, com facilidades para comprar como parcelamento em até 12x sem jutos. Por último, vejo o crescimento no uso de smartphones como uma alavanca para as vendas online”, afirma Leandro Soares, diretor de Marketplace do Mercado Livre Brasil.

A pesquisa aplicada pela Netquest a pedido do Mercado Livre no inicio de abril desse ano com mais de 9 mil mães e filhos mostrou a tendência de compra. Os presentes que os filhos mais planejavam dar para as mães eram 1º artigos de moda; 2º smartphones; e 3º produtos de saúde e beleza. Já o que as mães mais queriam ganhar eram smartphones; artigos de moda; e produtos de saúde e beleza.

As categorias que tiveram mais produtos vendidos em 2016 foram: 1º Casa e decoração, com 23% das vendas; 2º Saúde e Beleza, com 15%; 3º Informática, com 11%; 4º Celulares e telefones, com 10%; 5º Eletrônicos, Áudio e Vídeo, com 10%; 6º Calçados, Roupas e Bolsas, com 9%. Os principais produtos comprados foram: Enxoval; Modelador de Cachos; Escova Alisadora; Perfumes; Cortinas blackout; e smartphones.