Logo E-Commerce Brasil

Varejo cresce 9,4% em setembro na comparação anual

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

As vendas do varejo brasileiro avançaram 9,4% em setembro em relação ao mesmo período de 2024, segundo o Indicador IGet, desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander Brasil em parceria com a Getnet, empresa de pagamentos do grupo espanhol.

(Imagem: Envato)

Na comparação com agosto, o crescimento foi mais tímido. Quando excluídos materiais de construção e autopeças (IGet Restrito), o aumento foi de 14% em relação ao ano anterior e 0,2% na variação mensal.

Crédito e mercado de trabalho sustentam o consumo

De acordo com o relatório, fatores como a liberação da linha de crédito consignado para trabalhadores do setor privado, o pagamento de precatórios e o mercado de trabalho aquecido têm sustentado o ritmo das vendas, mesmo diante do cenário de juros elevados.

“Impulsos como o crédito consignado e os precatórios aparentam ser fatores que auxiliam a resiliência da atividade”, afirmam Gabriel Couto e Rodolfo Pavan, economistas do Santander.

No entanto, eles alertam que a política monetária restritiva deve continuar impactando o desempenho econômico nos próximos meses.

Serviços às famílias recuam

O levantamento também apontou retração na atividade de serviços prestados às famílias, que caiu 8,2% na comparação anual e 4% ante agosto. O resultado reforça a desaceleração em segmentos mais sensíveis à renda e ao crédito.