Logo E-Commerce Brasil

Varejo alimentar no digital envolve novos canais e IA, diz PwC

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O estudo Voz do Consumidor 2025, da PwC Brasil, revelou que os brasileiros estão entre os mais abertos do mundo ao uso de tecnologia e inteligência artificial (IA) no planejamento de compras de alimentos e refeições. A segunda edição da pesquisa foi apresentada durante a ABRAS 25′, evento realizado nesta semana.

Compra de alimentos no digital envolve novos canais e IA, diz PwC
(Imagem: Envato)

Mais da metade dos entrevistados no país afirma já utilizar soluções de IA generativa para organizar listas, cardápios e orçamentos, proporção acima da média global, que é de cerca de 40%.

O levantamento, que ouviu mais de 20 mil consumidores em 28 países, sendo 1.002 no Brasil, indica também a expansão de canais digitais e modelos alternativos de compra de alimentos. Quase um terço dos brasileiros testou, no último ano, serviços como assinaturas, aplicativos de delivery e kits de refeição — alinhando-se à tendência global de maior diversificação de pontos de contato com o varejo.

Tecnologia, marketplaces e conveniência

Segundo o estudo, o consumidor médio acessa hoje cerca de 3,6 canais de compra, número que chega a quatro entre aqueles que priorizam saúde e sustentabilidade. Apesar da dominância dos supermercados físicos, utilizados semanalmente por 50% dos brasileiros, cresce a participação de plataformas online e serviços sob demanda, principalmente entre jovens e consumidores de maior poder aquisitivo.

Além disso, 70% dos entrevistados no país afirmaram utilizar aplicativos de saúde e dispositivos wearables, reforçando a integração entre consumo, bem-estar e tecnologia. Para 37% deles, essas ferramentas já provocaram mudanças significativas de hábito.

Consumidor “price-driven”

Apesar da maior consciência em relação à saúde e à origem dos produtos, o fator preço segue decisivo nas escolhas. No Brasil, 61% dos consumidores declararam trocar marcas tradicionais por alternativas mais baratas ou de marca própria, enquanto 52% afirmaram buscar promoções com frequência.

A pesquisa também mostra que, embora mais de 90% dos brasileiros digam se preocupar com mudanças climáticas, apenas metade estaria disposta a pagar mais por alimentos sustentáveis.

*A reportagem do E-Commerce Brasil esteve em Campinas (SP), no Royal Palm Hall, realizando a cobertura da ABRAS’25 a convite da organização