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Uso de mídias ricas em anúncios móveis aumenta a taxa de cliques

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Jumptap apresentou esta semana o seu mais recente estudo sobre mobile marketing intitulado como “MobileSTAT Report”. O trabalho revela que anúncios no padrão mídia rica (rich media) apresentam um aumento significativo na taxa de cliques (CTRs ou Clickthrough).

A empresa analisou aproximadamente 300 milhões de anúncios promocionais de diversas empresas que integram o ranking “Fortune 1000”, e os resultados mostram que campanhas executadas com rich media registram desempenho superior em relação a outros tipos de anúncios convencionais.

Abaixo estão listados alguns exemplos extraídos do estudo de empresas que realizaram pela primeira vez campanhas com anúncios no padrão rich media.

– Uma grande empresa de varejo apresentou crescimento de 357% em seu CTR;

– Um popular fabricante de automóveis obteve aumento de 357% em sua taxa de clique;

– Um anúncio sobre o lançamento de uma peça de teatro registrou um acréscimo de 340% em seu Clickthrough;

– Uma rede de fast-food apresentou um ganho de 455% em sua taxa de clique;

– Um grande fabricante de artigos esportivos experimentou um aumento de 214% em seu CTR;

– Um varejista de produtos eletrônicos registrou uma melhora de 362% em seu Clickthrough.

O estudo sugere que as mídias ricas aumentam a eficiência das campanhas ao inspirar maior interação dos consumidores. A popularização dos tablets e smartphones impulsionou a utilização destes recursos em dispositivos móveis para conquistar – com êxito – maiores audiências.

O MobileSTAT Report também apresentou a participação de mercado dos aplicativos versus navegadores, tendências demográficas e a classificação dos setores com melhores desempenho.

– O Android manteve a liderança do mercado de smartphones com 47% do mercado, posição que ocupa desde o mês de agosto. A Apple e a RIM também se mantiveram estáveis, com 23% e 21%, respectivamente.

– O tráfego oriundo de dispositivos móveis através de navegadores ou via aplicativos registrou um empate. Entretanto, o uso de plataformas se altera conforme o ambiente. O Andorid continua liderando o tráfego por meio de aplicativos, seguido pelo iOS e RIM; enquanto os telefones celulares se mantiveram na frente dos smartphones em relação ao tráfego gerado via navegadores. O estudo prevê um decréscimo contínuo na utilização de telefones celulares convencionais com recursos de acesso à internet e a migração para os smartphones, processo que deve se intensificar durante as festas de final de ano.

– Campanhas baseadas na localização do consumidor foi o método mais utilizado pelos anunciantes.

– Varejo, automóveis e entretenimento foram os setores que mais anunciaram em setembro. Quanto ao desempenho, o setor governamental, de entretenimento e automotivo obtiveram as melhores taxas de cliques.