Logo E-Commerce Brasil

Um em cada oito europeus compram através dos seus smartphones

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Segundo os últimos dados da comScore, a audiência móvel de varejo na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido (o chamado EU5) quase dobrou em relação ao ano passado, com 1 em cada 6 usuários de smartphones que acessam sites de varejo online e aplicativos em seu celular. Além disso, 1 em cada 8 EU5 usuários de smartphones realmente concluíram uma c compra através do seu telefone.

“O e-Commerce tornou-se parte do dia-a-dia de muitos consumidores digitais ao longo dos últimos anos, mas agora estamos observando um crescimento rápido do m-commerce, onde os consumidores visitam lojas on line ou usam aplicativos dedicados e, finalmente, fazem compras através dos respectivos smartphones “, explica Hesham Al-Jehani, gerente de produto europeu de telefonia móvel da comScore. “Para amenizar o tamanho reduzido da tela os varejistas on line têm ajudado simplificando os processos de compra melhorando a experiência  facilitando o on-the-go purchasing.”

Em maio de 2012, 16,6% da audiência do smartphone no EU5 acessaram ​​sites de varejo online e aplicativos, apresentando um aumento de 4,6% em relação ao ano passado. A Espanha foi o mercado que mais cresceu apresentando uma taxa de crescimento de 141% para quase 2 milhões de usuários de smartphones que acessaram lojas on line como a Amazon e eBay em seus celulares.

O Reino Unido é o mercado que mais cresceu no mobile commerce em números absolutos, com 6,5 milhões de compradores no varejo on line, mas também teve a taxa de crescimento mais rápida, pelo menos em 74%. A Alemanha está em segundo lugar com 5,8 milhões de usuários do mobile commerce, e também teve uma alta penetração de usuários móveis no varejo em 22,6%.

Uma análise dos 5 principais tipos de bens e serviços adquiridos via smartphones mostrou roupas ou acessórios (4,3% de audiência smartphone) e livros (3,2%) que são  as categorias mais populares do m-commerce. Outros serviços ou bens adquiridos por proprietários de smartphones europeus eram eletrônicos / eletrodomésticos (3,1%), bilhetes (3,1%) e cuidados pessoais / produtos de higiene (2,1%).

“Dada europeus” predileção existente para compras de vestuário online, não é surpreendente ver este ranking da categoria como o mais popular para a compra através de dispositivos móveis. Mas também é possível a popularidade da categoria corresponde ao uso pesado de e-mail marketing, com consumidores mais propensos a ver e responder a ofertas em seus telefones quando verificam seu e-mail “, diz Al-Jehani.

Com informações de Internet Retailing