Logo E-Commerce Brasil

Uber e iFood: entenda como vai funcionar a integração

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O iFood começou, nesta segunda-feira (17), a integrar o serviço de viagens da Uber ao seu aplicativo. A novidade, anunciada em maio, estreia para usuários de Belo Horizonte e será ampliada para outras capitais em dezembro. A previsão é de que a funcionalidade esteja disponível em todas as cidades atendidas por ambas as empresas até janeiro de 2026.

IFood e Uber firmam acordo no Brasil
(Imagem: Montagem ChatGPT)

A parceria também prevê o caminho inverso. Até o fim de dezembro, parte dos usuários da Uber começará a visualizar uma aba com acesso ao iFood dentro do app de mobilidade.

Além da integração operacional, as empresas lançaram um novo pacote de assinatura que reúne o Clube iFood e o Uber One por R$ 21,90 mensais. O plano inclui benefícios para pedidos de delivery e viagens, com cupons, frete grátis em categorias específicas e créditos para corridas.

Infraestrutura e segurança

A integração levou pouco mais de seis meses e envolveu cerca de 300 profissionais das duas empresas em cinco países. O processo incluiu:

  • Reconstrução de parte da arquitetura web do iFood;
  • Criação de APIs para comunicação entre as plataformas;
  • Ajustes em camadas de autenticação, pagamentos e monitoramento.

As empresas afirmam que toda a comunicação entre os sistemas segue padrões internacionais de segurança, como PCI-DSS, além da LGPD.

Como funciona

No iFood, o usuário encontrará um novo ícone para solicitar corridas da Uber. Quando a integração estiver disponível no app de mobilidade, haverá uma aba dedicada ao iFood. Para contratar o plano conjunto, o acesso é feito por meio do menu de assinaturas de cada plataforma.

O combo oferece cinco cupons mensais de R$ 10 em restaurantes, frete grátis em mercados e farmácias e cupons adicionais de até R$ 21,90. No lado da mobilidade, assinantes recebem 10% do valor das viagens em créditos e dois descontos mensais de 25% (limitados a R$ 5) em viagens Uber Comfort e Black.

Expansão e operação

Entre as etapas previstas no cronograma para o lançamento completo da novidade no país, estão:

17 de novembro

  • Início da integração da Uber no app do iFood em Belo Horizonte;
  • Lançamento do combo Clube iFood + Uber One na capital mineira

Dezembro

  • Expansão da integração para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Campinas, Goiânia, Recife, Porto Alegre e Salvador;
  • Início gradual do acesso ao iFood dentro do app da Uber nas capitais.

Janeiro de 2026

  • Disponibilidade completa da integração e do combo de assinatura em todas as cidades atendidas pelas duas empresas.

Segundo iFood e Uber, a escolha pela capital mineira para ser a primeira praça acontece por representar um padrão de uso similar ao das grandes capitais. Além disso, os resultados obtidos na região servirão para orientar a expansão nacional.

Hoje, 60% dos pedidos no iFood são feitos por assinantes do Clube, enquanto usuários do Uber One utilizam a plataforma de mobilidade em volume três vezes maior do que clientes não pagantes. As companhias afirmam que menos da metade da base está inscrita nos dois programas, o que abre espaço para ampliar a taxa de adesão com o combo conjunto.