Nos três primeiros anos de sua fundação, a Toda Frida “patinou” para encontrar seu lugar no mercado. Porém, o casal Daiana Moreira, co-founder e CMO, e Emmanuel Polanczyk Batalion, co-founder e diretor de Operações, aprendeu com seus próprios erros e hoje estão à frente de uma marca que cresceu 500% nos últimos três anos.
Moreira e Batalion participaram do Fórum E-Commerce Brasil – Grand Connection, nesta terça-feira (14). A Toda Frida é uma marca premium slow fashion, cujo nicho de mercado se enquadra em uma moda retrô com liberdade contemporânea. Desde que foi fundada, em 2014, a marca vende seus produtos exclusivamente no e-commerce.
Os 3 primeiros anos e os 6 maiores erros
Segundo Batalion, a marca começou pequena e tinha o mindset de “lojinha”, ou seja, não havia um pensamento de que o negócio poderia crescer. “Não tínhamos estrutura organizacional, poucas metas definidas e nenhum planejamento financeiro ou controle de fluxo de caixa”.
De acordo com Moreira, a maioria dos produtos eram de valor baixo agregado na tentativa de agradar a todas as clientes, além de que as ações eram lentas, o que deixava os problemas crescerem e tomarem todo o tempo dos executivos. “Só quando pensamos em focar em determinado tipo de cliente, que o negócio começou a crescer. Diziam que estávamos dando um ‘tiro no pé’ quando tirávamos produtos da loja ou aumentávamos os preços, mas a estratégia deu certo”.
500% de crescimento da Toda Frida em 3 anos
Segundo os fundadores da Toda Frida, assim que mudaram o mindset em como viam a marca, as estratégias foram totalmente modificadas e os resultados foram rápidos.
- Produtos com alto valor agregado com foco no verdadeiro cliente
- Plano B sempre na manga, buscando investir o tempo dos executivos em inovação
- Metas bem definidas, como ações antecipadas e acompanhamento e direcionamento semanal
- Mindset de grande empresa, com foco no “onde queremos chegar”
- Planejamento estratégico definido: setores, cargos e funções (e em constante melhoria)
- Entender quais KPIs devem ser quantificados e analisados para a marca
Tem que planejar e dar passos de maneira calculada, fazendo a conta fechar. Porém, algumas vezes é necessário ir na pura coragem”, finaliza Moreira.
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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil.
O Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection acontece nos dias 13, 14 e 15. O evento de alcance global conta com a participação de especialistas e grandes nomes do comércio eletrônico. Acompanhe ao vivo.