Segundo o DSB, portal de notícias da China, fontes do setor confirmaram que o TikTok Shop, aba de compras da plataforma da ByteDance, chega ao Brasil em abril. No início, a operação deve ser feita com um grupo pequeno de vendedores locais convidados. Procurado pelo E-Commerce Brasil, o TikTok não comentou até o momento da publicação desta reportagem.

Segundo o veículo chinês, a gestão do TikTok Shop brasileiro será integrada ao ecossistema do México e os critérios para os primeiros vendedores seguirão os mesmos parâmetros deste mercado. Não há planos para adotar um modelo totalmente hospedado devido a questões tarifárias.
Inicialmente, apenas empresas registradas localmente podem participar, mas a plataforma pretende, em breve, permitir a entrada de vendedores independentes.
Expansão
No Japão, o lançamento está programado para junho, com a abertura de lojas corporativas e individuais. A empresa ainda está em fase de coleta de informações sobre potenciais comerciantes. Especialistas do setor indicam que os segmentos de beleza, cuidados com a pele e produtos para animais de estimação devem se destacar entre os mais populares no país asiático.
Além do Brasil e do Japão, o TikTok Shop segue ampliando sua presença na Europa, com a abertura de operações na Alemanha, França e Itália. No fim de 2023, Espanha e Irlanda receberam a aba de compras, mas em um formato restrito, apenas para sellers convidados e alguns usuários.
Presença no e-commerce
De acordo com informações do LatePost, o comércio eletrônico do TikTok movimentou mais de US$ 40 bilhões em 2024, impulsionado pelo crescimento no Sudeste Asiático. Nos EUA, porém, o desempenho ficou abaixo das expectativas. Para este ano, a equipe de e-commerce do TikTok estabeleceu uma meta de crescimento de quase 100%, com destaque para o mercado norte-americano, onde a expectativa de expansão é de cerca de 200%.
Segundo um executivo do TikTok, a projeção depende diretamente da permanência do TikTok nos EUA. Caso a plataforma seja obrigada a deixar o país, o foco do e-commerce da empresa será direcionado para o Sudeste Asiático, atualmente o mercado mais relevante fora dos EUA e responsável pela maior parte das vendas do TikTok Shop.