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Próximo alvo do TikTok é a publicação e divulgação de livros próprios

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Controladora do TikTok, a ByteDance pretende entrar no mercado editorial. Para tanto, a empresa está oferecendo propostas para autores publicarem suas obras por meio de uma editora própria — e assim ter o controle sobre a publicidade e divulgação de seus livros dentro da plataforma.

A 8th Note Press, editora de livros da ByteDance, já abordou no início do ano algumas personalidades literárias. Segundo o The New York Times, a escritora Colleen Hoover é uma delas, que surgiu a partir do TikTok e já vendeu mais de 24 milhões de cópias — vídeos sobre suas obras já acumulam mais de 4,2 bilhões de visualizações.

Não é de agora que o TikTok apresenta planos para entrar na venda eletrônica global. Após anunciar investimento significativo no e-commerce do Sudeste Asiático, a empresa lançou uma ferramenta voltada à compra dentro do seu ambiente tecnológico (ganhou o nome de “Trendy Beat”).

Editora TikTok e seus riscos ao mercado

Entre as preocupações do mercado editorial, uma é mais evidente: a de que a ByteDance privilegie seus próprios autores em detrimento de outros. Um dos problemas caso isso ocorra é a possibilidade de tornar o BookTok (fenômeno dos vídeos curtos que tem influenciado muito o mercado literário) menos autêntico e centrado nos usuários.

A outra preocupação é em relação à distribuição dos livros. Isso porque, inicialmente, a ByteDance planeja focar apenas em e-books. No entanto, livros impressos ainda representam 70% das vendas nos Estados Unidos, maior mercado global.