Controladora do TikTok, a ByteDance pretende entrar no mercado editorial. Para tanto, a empresa está oferecendo propostas para autores publicarem suas obras por meio de uma editora própria — e assim ter o controle sobre a publicidade e divulgação de seus livros dentro da plataforma.
A 8th Note Press, editora de livros da ByteDance, já abordou no início do ano algumas personalidades literárias. Segundo o The New York Times, a escritora Colleen Hoover é uma delas, que surgiu a partir do TikTok e já vendeu mais de 24 milhões de cópias — vídeos sobre suas obras já acumulam mais de 4,2 bilhões de visualizações.
Não é de agora que o TikTok apresenta planos para entrar na venda eletrônica global. Após anunciar investimento significativo no e-commerce do Sudeste Asiático, a empresa lançou uma ferramenta voltada à compra dentro do seu ambiente tecnológico (ganhou o nome de “Trendy Beat”).
Editora TikTok e seus riscos ao mercado
Entre as preocupações do mercado editorial, uma é mais evidente: a de que a ByteDance privilegie seus próprios autores em detrimento de outros. Um dos problemas caso isso ocorra é a possibilidade de tornar o BookTok (fenômeno dos vídeos curtos que tem influenciado muito o mercado literário) menos autêntico e centrado nos usuários.
A outra preocupação é em relação à distribuição dos livros. Isso porque, inicialmente, a ByteDance planeja focar apenas em e-books. No entanto, livros impressos ainda representam 70% das vendas nos Estados Unidos, maior mercado global.