Projeto mantido por:

  Redação E-Commerce Brasil

Tentativas de fraudes aumentam cerca de 170% no Dia das Crianças

Segunda-feira, 01 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 2 minutos

R$ 124,67 milhões. Esse foi o montante evitado em fraudes no varejo virtual em 2021 no Dia das Crianças. Em termos financeiros, comparado com 2020, o crescimento foi de 87,59%, já que no último ano o valor evitado estava na casa dos R$ 66 milhões. Quando nos referimos somente às fraudes, houve um aumento de 170,4% no e-commerce brasileiro, subindo de 55.880 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 151.114 neste ano.

Os dados são referentes a um estudo da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, aplicativos de entrega e telecomunicações. O período para o levantamento de dados ocorrei entre os dias 29 de setembro a 12 de outubro, e foram analisados somente pedidos pagos com cartão de crédito.

Quando nos referimos às categorias que apontaram o maior número de fraudes evitadas em 2021: Celular, Eletrônicos, Bebidas, Drogarias e Automotivo. Já em 2020, quando as tentativas foram menores, a lista era composta por Alimentos, Celular, Eletrônicos, Bebidas e Joias. Houve duas alterações na lista: a saída de Joias e Alimentos e a entrada de Drogarias e Automotivo. O Celular também ganhou a primeira posição da lista, que anteriormente era de Alimentos – este, nem figurou nas maiores.

Já analisando pelo valor dos produtos, as categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Bebidas, Ferramentas, Celular e Automotivo. No ano passado, o Top5 foi preenchido por Eletrônicos, Celular, Joias, Bebidas e Magazine. De novo, nota-se a saída de duas categorias: Joias e Magazine, para a entrada de Ferramentas e Automotivo.

“A explicação para esse aumento é simples de ser entendida. É notável que a consequência do crescimento do e-commerce nos últimos anos – acelerado pela pandemia – apresenta a seguinte situação: quanto mais brasileiros migram para o varejo digital, maior também é a proporção de fraudadores no e-commerce. Além disso, as datas comemorativas fazem a quantidade de consumidores aumentar por conta das promoções”, afirma Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções.

Leia também: 54% dos lojistas consideram a internet segura para o seu e-commerce, mostra pesquisa

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER