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Tentativas de fraudes aumentam cerca de 170% no Dia das Crianças

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

R$ 124,67 milhões. Esse foi o montante evitado em fraudes no varejo virtual em 2021 no Dia das Crianças. Em termos financeiros, comparado com 2020, o crescimento foi de 87,59%, já que no último ano o valor evitado estava na casa dos R$ 66 milhões. Quando nos referimos somente às fraudes, houve um aumento de 170,4% no e-commerce brasileiro, subindo de 55.880 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 151.114 neste ano.

Os dados são referentes a um estudo da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, aplicativos de entrega e telecomunicações. O período para o levantamento de dados ocorrei entre os dias 29 de setembro a 12 de outubro, e foram analisados somente pedidos pagos com cartão de crédito.

Quando nos referimos às categorias que apontaram o maior número de fraudes evitadas em 2021: Celular, Eletrônicos, Bebidas, Drogarias e Automotivo. Já em 2020, quando as tentativas foram menores, a lista era composta por Alimentos, Celular, Eletrônicos, Bebidas e Joias. Houve duas alterações na lista: a saída de Joias e Alimentos e a entrada de Drogarias e Automotivo. O Celular também ganhou a primeira posição da lista, que anteriormente era de Alimentos – este, nem figurou nas maiores.

Já analisando pelo valor dos produtos, as categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Bebidas, Ferramentas, Celular e Automotivo. No ano passado, o Top5 foi preenchido por Eletrônicos, Celular, Joias, Bebidas e Magazine. De novo, nota-se a saída de duas categorias: Joias e Magazine, para a entrada de Ferramentas e Automotivo.

“A explicação para esse aumento é simples de ser entendida. É notável que a consequência do crescimento do e-commerce nos últimos anos – acelerado pela pandemia – apresenta a seguinte situação: quanto mais brasileiros migram para o varejo digital, maior também é a proporção de fraudadores no e-commerce. Além disso, as datas comemorativas fazem a quantidade de consumidores aumentar por conta das promoções”, afirma Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções.

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