Em maio, o e-commerce brasileiro cresceu 4,2% no volume de acessos — sendo 4,1% via sites e outros 4,1% por aplicativos Android — no retrospecto mensal. O segmento mostra um movimento consistente de recuperação, impulsionado por sazonalidades como o Dia das Mães e aceleração do mobile commerce no país. Os dados são da Conversion.

O levantamento mostra que os 10 maiores e-commerces do país concentram 56,3% da audiência total do setor. O Mercado Livre segue como o líder absoluto em visitas totais (site + app), com 12,3% de market share. No entanto, o player conta com a Temu no retrovisor, ultrapassando-os nos acessos via web com cerca de 250 milhões de visitas no mês. A Shopee aparece na terceira posição geral, com 9,4% de participação.
Entre os varejistas, a Samsung avançou 18,5% e voltou ao 6º lugar no ranking geral de acessos, ultrapassando a SHEIN. No setor de eletrônicos, a marca domina com ampla vantagem: foram 72 milhões de acessos a mais do que a vice-líder Apple. A Kabum fecha o top 3 da categoria.
Setores e canais
Do total de 18 categorias analisadas, 14 registraram crescimento em maio. No entanto, setores como Eletrônicos, Moda, Farmácia, Pet e Casa & Móveis tiveram queda na audiência via web quando comparados ao mesmo mês de 2024. O avanço nos acessos por aplicativos não foi suficiente para compensar essas perdas, revelando um ponto de atenção para as marcas que ainda concentram seus esforços no desktop.
Mesmo assim, o mobile segue dominante: 79% dos acessos ao e-commerce em maio foram realizados por dispositivos móveis. Em categorias como Infantil, Cosméticos e Joias, o mobile representa mais de 80% da audiência. O desktop, embora minoritário, ainda mantém 21% de participação.
Tráfego
Entre os canais de aquisição, o tráfego direto permanece como o principal (48,9%), seguido pela busca orgânica (28,5%) e busca paga (16,1%). A expectativa é que o tráfego orgânico ganhe ainda mais relevância, impulsionado pelas novas formas de busca por meio de ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, que têm potencial para gerar tráfego mais qualificado e conversões mais assertivas.
Dia das Mães
A sazonalidade de maio beneficiou o setor de Cosméticos, que teve alta anual de 6,9%. A Natura foi responsável por 77% desse crescimento, apesar de ter apresentado queda na comparação com abril.
Já o setor de Joias e Relógios foi o que mais cresceu no mês entre todos os analisados, com alta de 11,1%. A Pandora, destaque da categoria, saltou 54% em visitas em relação a abril e 46% frente a maio de 2024.