Logo E-Commerce Brasil

Startup Malga participa do Fórum E-Commerce Brasil 2023 e quer acabar de vez com vendas perdidas no mundo digital

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ver página do autor

A startup orquestradora de pagamentos Malga participa pela 1º vez do Fórum E-Commerce Brasil, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 25 e 27/07. O encontro é considerado um dos maiores eventos de inovação e tecnologia focados em comércio eletrônico do Brasil. Com um público construído por empresas de vendas digitais, é uma excelente oportunidade para falar sobre uma parte crítica da jornada do consumidor: o pagamento.

Malga
(Foto: Divulgação)

Para sua 1ª participação, a fintech Malga, que processa mais de 400 mil pagamentos por mês e prevê fechar o ano de 2023 com R$ 2 bilhões em transações, vai apresentar a sua orquestração de fluxos inteligentes de pagamentos dentro da área do cliente, dando o poder de tomada de decisão sobre as transações para as empresas. Com a criação e edição do fluxo de pagamentos pelo Dashboard do cliente, é possível desenhar o fluxo, adicionando provedores de cobrança e antifraude, além de condições e regras customizadas para o processamento das transações. Os interessados poderão ver e testar como ficaria o seu fluxo inteligente de pagamentos, de acordo com a necessidade do negócio, vendo na prática como uma Orquestração de Fluxos Inteligentes funciona. A Orquestração de Fluxos Inteligentes de pagamentos de Malga funciona por meio de uma única API capaz de conectar diversos métodos  e provedores de pagamentos possíveis para um negócio digital. E mais: com o apoio dos especialistas de Malga, o cliente tem a visão de qual é o melhor provedor para cada tipo de pagamento e pode otimizar o seu fluxo, economizando tempo, dinheiro, entre outros.

Com a Orquestração de Fluxos Inteligentes de pagamentos de Malga  é possível integrar diversos métodos e provedores de pagamentos por meio de uma única API.

Também durante o evento, a empresa vai disponibilizar o e-book sobre Orquestração de Pagamentos e uma série de agendas gratuitas com especialistas em pagamentos sobre temas relacionados às vendas digitais para que os e-commerces presentes possam tirar dúvidas e ter uma consultoria sobre assuntos, como: segurança, otimização de checkout, integração de pagamentos, etc. 

“O objetivo da orquestração inteligente é fazer com que os clientes aproveitem as melhores condições de cada provedor, transação a transação, de forma flexível e agnóstica. Hoje, existe no mercado uma infinidade de provedores de pagamentos, cada um com características diferentes. Dependendo do negócio, algumas propostas são mais vantajosas do que outras, especialmente as relacionadas à quantidade de parcelas, bandeira do cartão a ser processado, prazo de recebimento, taxas de antecipação e até métodos de pagamento. Orquestração é o nome que nós damos para a configuração de regras de negócio que ditam como uma cobrança se comporta no motor de cobranças de Malga. Dentro da orquestração, um fluxo inteligente geralmente é composto por condicionais, antifraudes e provedores de cobrança, sendo configurado separadamente para cada método de pagamento que for utilizado”, explica Marcel Nicolay, CTO de Malga.

Para representar Malga, estarão presentes no evento os fundadores Alex Vilhena (CEO), Thiago Garuti (COO) e Marcel Nicolay (CTO). “Estar próximo e poder conversar com os responsáveis pelos maiores e-commerces do Brasil é poder entender como Malga pode continuar ajudando e potencializando as vendas online”, comemora Alex Vilhena, CEO de Malga.

Malga lida com as "dores de cabeça" de negócios digitais: 

Malga é considerada uma fintech que lida com as "dores de cabeça" dos negócios digitais. Isso porque a startup oferece soluções para que os e-commerces e negócios digitais de todos os setores tenham uma integração simplificada, flexível e acessível a vários métodos de pagamentos, como bancos e provedores de pagamentos, com sistemas antifraudes e outras funcionalidades. Atualmente, as integrações disponíveis no mercado são complexas, com a necessidade de um time afiado de desenvolvedores focados em pagamentos, além de custosa, para boa parte dos negócios digitais. E foi pensando nesse gap do mercado de meios de pagamentos que um trio de amigos cariocas uniram suas expertises nesse setor para criar Malga - fintech com o diferencial de oferecer uma solução de integração simples, acessível e adaptável para todos os tipos e tamanhos de negócios digitais. 

Em apenas 2 anos de operação, os sócios Alex Vilhena (CEO, ex Braintree), Thiago Garuti (COO, ex Medicinae Solutions) e Marcel Nicolay (CTO, ex Zoop e ex Gympass) conseguiram um crescimento de 400%. Malga teve um resultado promissor, visto que a média de crescimento de uma fintech é de 50% ao ano. E a meta para 2023 é ainda mais ambiciosa, com a previsão de fechar o ano com R$ 2 bilhões em transações. A startup processa cerca de 400 mil pagamentos por mês, atualmente. 

Em abril de 2020 - no auge da pandemia - aconteceu a primeira captação dos sócios cariocas para a fintech, através de uma rodada de investimentos no valor de $300 mil dólares. Os sócios revelam que apesar de ser um valor pouco expressivo para o mercado de startups, o diferencial foi que eles tiveram investidores anjos com smart money - executivos à frente de grandes empresas, que também sofriam com os problemas de meios de pagamento no Brasil. Em junho de 2020, os sócios passaram quase um ano montando a plataforma inicial, que foi lançada em março de 2021. Em setembro, a startup brasileira participou de um processo de aceleração na Y Combinator - considerada uma das gigantes do Vale do Silício. Em novembro de 2021, ocorreu a segunda rodada de investimentos, com um aporte de $2.7 milhões de dólares, com a participação da QED, Verve Capital, Latitud e Norte Ventures. Já em 2022, houve uma extensão na rodada de investimentos, o que totalizou $6.5 milhões de dólares, com a liderança da Costanoa.

Ainda neste ano, a startup quer expandir a quantidade de conexões disponíveis, para aumentar o poder de negociação entre os negócios digitais e os provedores, além de outras funcionalidades importantes dentro do arranjo de pagamentos online. Além disso, Malga está entre as 60 empresas selecionadas para participar do Scale-Up Endeavor 2023, realizado pela aceleradora Endeavor Brasil.