Logo E-Commerce Brasil

Shopee estimula live commerce no país e mescla vendas com entretenimento

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Não é exagero dizer que a Shopee é o principal expoente do live commerce no Brasil. Com uma série de datas voltadas a transmissões por meio de seu aplicativo, a companhia fomenta cada vez mais o modelo com seus vendedores.

Shopee - Live commerce
(Imagem: Divulgação/Shopee)

A última maratona aconteceu no 11.11, comemorado com alcunha de “Dia dos Solteiros” na China. Contudo, no calendário da Shopee, o período representa a 11ª live mensal do ano, realizada em datas com números iguais.

Para a programação citada acima, por exemplo, foram 12 horas seguidas de transmissão da Shopee, com 450 lives concluídas e R$ 10 milhões distribuídos em cupons.

De acordo com dados compartilhados pela Shopee com a redação do E-Commerce Brasil, foram mais de 10 milhões de views e 80 milhões de likes totais. Isso conta com o perfil da marca e o dos vendedores que promoveram lives durante a data.

Entre as categorias principais mais vendidas e buscadas, ficaram Eletrônicos, Vestuários, Cosméticos, Alimentação e itens de Games em geral.

Shopee
(Imagem: Divulgação/Shopee)

Por mais

Para Rodrigo Farah, head de Marca e Live Commerce da Shopee, o entendimento de quem o modelo veio para ajudar aumentou entre os sellers da plataforma. Até maio deste ano, segundo ele, eram cerca de 300 vendedores realizando lives para vender seus produtos. Até dezembro, a expectativa é bater 50 mil.

“A ferramenta de live na plataforma foi lançada em março de 2022. O estímulo começou com a própria Shopee, mostrando do consumidor ao vendedor como o live commerce pode garantir uma compra mais assertiva. Além disso, descontos, cupons e outras ações também fortaleceram o formato”, afirmou em entrevista exclusiva ao E-Commerce Brasil.

Na visão do executivo, o grande trunfo da companhia singapurense é a interface de seu aplicativo. Com a demonstração em seu próprio aparelho durante a entrevista, ele explica a importância do usuário poder comprar e assistir a live simultaneamente.

“A interação moderna do aplicativo com o consumidor faz toda a diferença para entregarmos venda e entretenimento. Ainda podemos implementar mais ferramentas, mas é um ambiente extremamente intuitivo e que facilita duas ações em uma: assistir a live e comprar ao mesmo tempo” salientou Farah.

Shopee
Rodrigo Farah, head de Marca e Live Commerce da Shopee (Imagem: Divulgação/Shopee)

Live commerce no Brasil

O usuário nacional da Shopee já abraça e compreende essa forma de comprar, principalmente, pelas ofertas que ela proporciona. Mesmo assim, ainda existem desafios em capilarizar ainda mais a modalidade do lado de quem vende.

Entre as formas de fazer isso, o head de Marca e Live Commerce cita que a Shopee já capacita vendedores demonstrando caminhos e possibilidades com o modelo. Além disso, permitir o acesso às lives também é uma forma de colocar isso em prática.

“O índice de vendas dos vendedores que fazem, no mínimo, uma live por semana em nossa plataforma, já é cinco vezes acima daqueles que não. Este é só um exemplo de como esse tipo de formato pode auxiliar nos resultados”, complementou.

Em casos fora da curva, a Shopee já viu vendedores com aumento de 460% nas vendas diárias em comparação a um dia sem live, além de um salto de 300% em número de pedidos.