Logo E-Commerce Brasil

A automação como chave para a eficiência logística

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A eficiência da gestão logística é essencial para o sucesso das operações de empresas que fazem uso do serviço de entrega de mercadorias, pois garante não só a satisfação, como a fidelização do cliente. As novas tecnologias são usadas com o intuito de aprimorar os processos, como é o caso da automação. Na logística, ela consiste na substituição de etapas e equipamentos que necessitavam de operação manual, dando lugar ao melhor desempenho do centro logístico. 

Sequoia
(Foto: Freepik)

Tal adequação vai ao encontro da mudança de hábito dos consumidores, que buscam mais rapidez e eficiência e, ao mesmo tempo, preço mais baixo. Certamente, atender a essa demanda gera gastos e a logística ocupa grande fatia do orçamento. Por isso, tecnologias eficientes ajudam a manter a competitividade com o mercado e até mesmo a trazer destaque nacional no setor de entregas, como é o caso da Sequoia. 

A logística automatizada tende a gerar a diminuição do tempo de espera entre a compra e a entrega, fator determinante para que o cliente finalize a compra. “A automação e redução do shipping time com o uso de sorters em nossos centros de distribuição, são capazes de processarem mais de 345 mil encomendas por dia”, comenta Bruno Henrique, VP de Operações e Transportes da companhia. Ao todo, são 22 sorters nos Centros de Distribuição da Sequoia, que estão situados, estrategicamente, em locais com facilidade de acesso às principais rodovias e terminais de transporte de carga do Brasil. Entre eles, os Portos de Santos (SP), Navegantes e Itajaí (SC). 

Entre os benefícios de uma gestão logística terceirizada, podemos citar o máximo desempenho nos processos de recebimento, armazenamento e expedição das mercadorias, redução dos custos logísticos, erradicação de erros graças ao software de gestão da armazenagem (WMS), rigoroso controle do estoque e otimização do espaço de armazenagem. 

A gestão logística é uma das principais premissas da Sequoia. Ela busca atender a realidade do consumidor, que exige cada vez menos tempo de entrega da mercadoria. Por isso a empresa possui um ecossistema integrado de serviços físicos e digitais que atendem todas as necessidades logísticas do pequeno ao grande empreendedor. Um exemplo é a plataforma Shipping From Anywhere (SFx), desenvolvida pela Sequoia, conectada à  onde toda a logística é realizada pela malha da empresa, que atende do pequeno ao grande negócio sem restrição de volume ou peso por coleta.   

“Nossa infraestrutura, tecnologias e automações são integradas e atendem a armazenagem e o serviço de transporte. São peças essenciais que podem fazer com que o consumidor decida seguir ou não com a compra e, por isso, é importante estarmos alinhados. Aqui na Sequoia temos a SFx, uma solução digital multiconectada e omnichannel que conecta o negócio do cliente aos serviços de coleta e entrega”, finaliza Bruno.