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Semana do consumidor: data tem um crescimento de 5% em 2023 com destaque para o setor de moda

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Voxus

Já faz alguns anos que a semana do consumidor virou sinônimo de compras, o que tem sido benéfico para os consumidores e e-commerces que conseguem impulsionar suas vendas com promoções atrativas. Um ponto positivo da data é que ela tem a liberdade de ser mais geral, sem apelar para algum tipo de público específico, como acontece em datas do varejo, como dia das mães.

Comemorado no dia 15 de março, o dia do consumidor ajuda a alavancar as vendas de diferentes segmentos e produtos em uma época interessante e importante para vendas, acontecendo após o carnaval e antes da sazonalidade da páscoa. Para chamar a atenção de mais pessoas, alguns e-commerces e marcas trabalham com a semana inteira de ofertas, mas tendo o seu maior foco no dia oficial do consumidor.

Diante de tantas mudanças no comportamento de consumo, esse ano as empresas tiveram a oportunidade de balançar as ações entre o digital e físico, aproveitando as chances de impactar seu público em ambas as situações com estratégias mais estruturadas e assertivas.

Um levantamento realizado pela Voxus, AdTech especializada em mídia programática, antes da data mostrou que esse ano o crescimento de resultados esperado na semana do consumidor era de 4% a 7% em média. No ano passado, os grandes setores protagonistas do aumento das vendas de mercado foram moda, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e artigos para casa e construção. 

Olhando para esse ano, a expectativa era de que itens de moda, eletrodomésticos e eletroeletrônicos mantivessem seu destaque, mas uma alta chance da categoria voltada para construção perca seu protagonismo.

O resultado da semana do consumidor seguiu o que era esperado, com um crescimento realizado de 5%, com setores de moda e beleza sendo os maiores destaques.

De acordo com a análise da AdTech, o setor de moda especificamente teve sua venda mais voltada para roupas e acessórios como sapatos e sandálias, esse é um comportamento esperado com a volta do poder de compra do consumidor para itens não essenciais e maior estabilidade econômica nesse pós-pandemia. No caso dos produtos de beleza, a venda foi impulsionada principalmente por cremes.

No entanto, com a volta do presencial, o setor de construção e itens para casa não conseguiu repetir o mesmo desempenho alcançado em 2022. Os consumidores voltaram ao seu dia a dia normal, então estão reduzindo o tempo que passam em casa e, consequentemente, realizando menos compras e reformas em seu lar.

“O dia do consumidor é uma data que tem grande potencial de ajudar na retomada do ritmo de venda após fevereiro, um mês difícil por conta do carnaval e ter uma menor quantidade de dias úteis. Com isso, sua maior importância é trazer uma dinâmica maior de compra depois de uma demanda reprimida.”, comenta Igor Makiyama, head de vendas e relacionamento com o cliente na Voxus.