Redação E-Commerce Brasil

Rússia incentiva pagamentos digitais para limitar propagação de coronavírus

Terça-feira, 24 de março de 2020   Tempo de leitura: 2 minutos

A Rússia pediu que consumidores e empresas usem pagamentos digitais em vez de dinheiro, em um esforço para diminuir a disseminação do coronavírus e disse aos bancos para limitar a circulação de notas de rublos.

O órgão de segurança do consumidor Rospotrebnadzor defendeu neste mês que os russos usem formas eletrônicas de pagamento, citando diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Segundo a OMS, um vírus pode permanecer ativo em uma nota de dinheiro por três ou quatro dias.

O banco central já guarda as notas por até 14 dias antes de distribuí-las e agora pede a outros bancos que façam o mesmo, disse Vladimir Demidenko, vice-chefe do departamento de circulação de dinheiro.

Os bancos de varejo também foram solicitados a limitar o reabastecimento de caixas eletrônicos que reutilizam notas e a desinfetar terminais regularmente. Os limites não se aplicarão aos caixas eletrônicos que não reutilizam notas e são reabastecidos pelos bancos.

Rússia quase não utiliza notas

Cerca de 75% de todos os caixas eletrônicos da Rússia não reutilizam notas e oferecem serviços de saque ou aceitam depósitos em dinheiro, de acordo com o banco central.

O banco central também pediu aos funcionários que usassem máscaras protetoras e luvas descartáveis ao aceitar dinheiro dos clientes. Pagamentos digitais são comuns nas grandes cidades russas, mas grande parte da população ainda depende de dinheiro.

A Rússia registrou oficialmente 438 casos de coronavírus e duas mortes.

Leia também: Faria Limers usam 2,5 vezes mais o pagamento por aproximação

As informações são da Reuters

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.