Recuo de 5,67% na cesta básica do e-commerce pode contribuir para compras de itens sofisticados
A cesta básica no e-commerce recuou 5,67% em julho na comparação com junho na região metropolitana de São Paulo. Com isso, o valor caiu de R$ 692,81 para R$ 653,56, segundo levantamento da Precifica.
Trata-se da terceira queda consecutiva. Em maio, houve diminuição de 1,25% e, em junho, de 0,88%. O estudo envolveu 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas de e-commerce de empresas supermercadistas que atuam na região.
Para efeito de comparação, o IPCA-15, que é uma prévia da inflação, está em 0,13%, menor do que o registrado em junho (0,67%), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 26 de julho.
A Precifica ressalta que os números do IBGE envolvem produtos e serviços de diversos segmentos e não somente da cesta básica, e essa é a razão para a diferença. No entanto, o resultado obtido pelo IBGE aponta na mesma direção da Precifica.
A pesquisa abrange os mesmos itens adotados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A diferença é que a Precifica monitora o preço do sal refinado, mas não acompanha o do pãozinho francês, enquanto o Dieese acompanha o do pãozinho, mas não o do sal.