Redação E-Commerce Brasil

Reclamações por encomendas atrasadas sobem 53% na pandemia

Quarta-feira, 28 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

As restrições ao funcionamento das lojas físicas multiplicaram o número de compradores online, mas as queixas também cresceram. Segundo a consultoria Bip (Business Integration Partners) Brasil, entre abril e junho foram registradas 126 mil reclamações relativas a compras digitais, um salto de 53,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para Wagner Pereira, líder de varejo da Bip, o maior gargalo das lojas virtuais está justamente na reta final da entrega. Ele explica que boa parte das empresas não estava preparada para lidar com o aumento das vendas online.

“As vendas digitais exigem operações escaláveis, que devem ser dimensionadas de forma ágil para atender aos picos de demanda. A pandemia trouxe uma lição de casa para as empresa prepararem os seus processos”, disse à Época Negócios.

Leia também: Procon: e-commerce recebe mais de 120 mil reclamações em 3 meses

E na Black Friday?

Há um mês da Black Friday, principal data do comércio eletrônico, que este ano acontecerá no dia 27 de novembro, especialistas alertam para a probabilidade do número de reclamações relativas a compras online ser maior do que no pico de compras impulsionado pela pandemia.

De acordo com o levantamento do Procon-RJ, no ano passado só as cinco maiores empresas de e-commerce do país registaram aumento de 68,9% nas reclamações durante o mês de novembro em relação ao ano de 2018.

“Neste período é importante reforçar os cuidados com as compras pela internet e sites não confiáveis”, disse Cássio Coelho, presidente do Procon RJ, à publicação.

Segundo Wagner Pereira, líder de Varejo da Bip, é esperado um crescimento de cerca de 30% no faturamento dos e-commerces durante a Black Friday deste ano. Já as reclamações, estima ele, devem chegar perto de 180 mil, frente a 121 mil no ano passado, alta de 49%.

Leia também: “Retire em loja” ganha força como opção de entrega na pandemia

Fonte: Época Negócios

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.