Logo E-Commerce Brasil

RD Saúde Marketplace: um canal de compras, interação e bem-estar

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Grande tendência de vendas de produtos no varejo, os marketplaces desempenham um papel importante no mercado. Segundo o Sebrae, quase 80% do comércio B2C (direto para o consumidor) digital no país é feito em marketplaces – e 51% dos consumidores têm hábitos de compras nessas plataformas. 

Nesse sentido, os marketplaces de nicho vêm ganhando protagonismo no e-commerce. Para donos de negócios, esses espaços permitem um contato mais direto com o público-alvo, além de fornecerem a oportunidade de ampliar a diversidade de produtos em um mesmo local. Tudo isso em uma plataforma com tecnologia de fácil acesso. 

Para Matheus Henrique Bento dos Santos, proprietário da Doce Beleza Cosméticos, o marketplace da RD Saúde possibilitou ampliar o alcance de suas vendas e aumentar o ticket médio. “A opção por integrar nossa loja online ao marketplace da RD Saúde foi feita justamente pela facilidade de fornecimento dos produtos que comercializamos, chegando no Brasil todo. E com a credibilidade de carregar o nome de um grande grupo, proporcionando uma ótima experiência aos clientes”. 

Conseguir atender os desejos e demandas de seus clientes também foi um fator determinante para o seller ao plugar a Doce Beleza na plataforma: “Temos quase dezoito anos de existência. Agregar nossa história ao público-alvo já consolidado das bandeiras Raia e Drogasil é algo que dá match total com os produtos de dermocosméticos e beleza com que trabalhamos”, ressalta Matheus. 

A superação de expectativas de vendas do seller é reflexo do cuidado, da complementariedade de serviços e do sortimento de produtos que a RD Saúde Marketplace traz para seus parceiros. “A ideia é oferecer, na ferramenta, produtos de categorias complementares à farmácia, que tenham sinergia com o negócio, e que tragam uma visão de cuidado integral com a saúde”, explica Maressa Fernandes, Coordenadora de Marketplace da RD Saúde. 

O omnichannel, integração entre os canais digitais e físicos, tornou-se uma exigência do mercado atual, explica Maressa. “Temos sempre um grande desafio que é conscientizar o nosso cliente das lojas físicas de que o que ele não encontra na farmácia ele consegue comprar pelo app e pelo site”, diz. “Os consumidores das nossas bandeiras Drogasil e Raia, encontrarão no online a possibilidade de comprar uma variedade de produtos dos segmentos de beleza, saúde e bem-estar, e muitas outras opções. Até mesmo produtos que eles não estão habituados a achar na farmácia”. 

Para isso, a RD Saúde instrui os atendentes de suas farmácias a compreender os casos específicos dos consumidores e identificar oportunidades para que eles possam procurar os produtos dentro dos apps e site das bandeiras. O atendente pode, por exemplo, mencionar um produto que não é comercializado na loja física, mas que pode ser encontrado no online. 

Essa experiência híbrida de complementariedade de produtos é aprovada por Diego Canovilis, cliente dos dois canais – Drogasil e Raia. “Certa vez, comprei na farmácia analgésicos e anti-inflamatórios para tratar uma contusão na perna. Na fisioterapia me recomendaram o uso de bandagens, que comprei pelo app da Drogasil numa loja parceira. A compra e a entrega foram muito rápidas, e desde então eu uso tanto o app quanto a visito a loja física.”

Diego Canovilis, representante comercial e cliente da rede de farmácias Raia e Drogasil (Imagem: RD Saúde Marketplace)

Diego salienta a importância do atendimento físico, mas ressalta o papel do marketplace: “Não dispenso o atendimento dos funcionários da farmácia, mas comprar online é bastante vantajoso e tem alguns atributos que atraem e facilitam muito. Você abre o aplicativo e encontra produtos que proporcionam não só tratamento, mas também complementos. E ainda produtos para quem quer ter um estilo de vida mais saudável: é como se fosse uma união da tecnologia com o calor humano da farmácia.”