Com objetivo de impulsionar os negócios de seus clientes, a Rakuten, marketplace para pequenas e médias empresas, está oferecendo cursos para desenvolver e capacitar seus lojistas, através do Rakuten University, desde 2010. Hoje a empresa de origem japonesa lança cursos de ensino à distância, mais um estímulo para ajudar seus clientes a extrair o máximo das plataformas de e-commerce, dominar as ferramentas utilizadas no comércio eletrônico e desenvolver lojas virtuais capazes de proporcionar uma experiência única de compra aos seus consumidores.
A Rakuten criou o Rakuten University Online, canal de ensino à distância no qual os lojistas terão acesso aos treinamentos completos de plataformas e mais de 65 cursos, como curso de Fotografia para e-commerce, Estratégias de Páginas de Produtos, Google Analytics Básico e Avançado, Finanças, entre outros. Os cursos de ensino a distância da Rakuten são uma alternativa para aqueles que não podem estar em treinamentos presenciais, pensando também que nem todos estão no mesmo nível e ritmo de aprendizagem.
Além disso, o EAD da Rakuten oferece um acervo de conteúdo, palestras e cursos completos com conhecimentos práticos de negócios relacionados aos pilares do comércio eletrônico. Tudo isso fica disponível para ser acessado de qualquer computador e pronto para ser usado por seus clientes conforme surgirem as necessidades na operação.
Os mais de mil clientes que utilizam as plataformas ainda terão acesso a uma rede social para os lojistas compartilharem informações e experiências. Essa rede é moderada por consultores e técnicos da Rakuten que participarão das discussões acrescentando informações e soluções. Quem precisar de um suporte individual pode contar com um sistema de chat disponibilizado para cada curso, palestra ou treinamento.
“A nossa causa é desenvolver os nossos lojistas para criarem as melhores histórias no comércio eletrônico do Brasil, e por isso desde 2010 recebemos aqui na Rakuten os nossos lojistas para treinamentos e cursos presenciais. Optamos por oferecer o ensino online, pois acreditamos que as pessoas só encontram sentido e significado no que é necessário para o seu desenvolvimento profissional e da sua loja virtual quando vivem na prática a operação e os desafios do dia a dia. Com o e-learning, os cursos podem ser utilizados no momento da necessidade do conhecimento, pois nem sempre todos os lojistas estão no mesmo momento do comércio eletrônico. Além de facilitar a vida dos lojistas, pois é possível acessar os cursos e treinamentos de qualquer computador a qualquer hora do dia, conforme sua necessidade de conhecimento, fazer perguntas para nossos especialistas e trocar experiências com outros lojistas, através da rede social do próprio sistema”, acrescenta Andrea D´Alcântara, diretora da Rakuten University.