Logo E-Commerce Brasil

Qual é o momento certo de contratar um plano de telefonia para minha operação?

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Não existe fórmula mágica, e sim a compreensão do seu negócio na hora de optar por um plano para empresas

Optar por um plano de telefonia empresarial é um grande passo para o empreendedor. Isso quer dizer que o negócio está crescendo e requisitando mais uso do telefone para o atendimento de clientes, parceiros, fornecedores e todas as outras demandas que cercam o universo de uma empresa que está iniciando as operações.

Não existe uma referência para indicar que a partir de determinado momento o empresário deve contratar um plano empresarial, entretanto, é preciso pensar sobre o assunto desde antes de iniciar o negócio, pois o custo deve ser considerado no orçamento. Alguns indícios podem ser levados em consideração para fechar o contrato e começar a utilizar os benefícios desse tipo de serviço, como:

Necessidade da empresa

Saber quantos funcionários precisam de telefone para exercer suas funções, se as chamadas mais frequentes são internas ou externas, se a maioria das ligações é realizada para a mesma cidade ou para outras regiões e até mesmo país, se são para números fixos ou celulares e horários são alguns dos dados para que o empreendedor faça um bom mapeamento da realidade do negócio.

Economia

Se os gastos com o telefone estão muito altos, mesmo quando usado de forma adequada, decidir contratar um plano corporativo pode ser uma vantagem. Esse tipo de serviço tem como um dos benefícios as tarifas mais baixas para as empresas, quando comparadas aos valores praticados para os clientes convencionais.

Pesquisa de preços

Se o cenário até parecer favorável para a contratação do serviço, mas o orçamento ainda não permitir, vai ser preciso fazer algumas adequações para melhorar a perfomance dos negócios. Por este motivo, é preciso pesquisar os valores praticados pelas operadoras e buscar por promoções e, a partir de então, bolar uma estratégia para incluir um plano empresarial e garantir que as contas fechem no final do mês. Se não for possível, talvez seja necessário esperar mais alguns meses para tentar novamente.

Uma alternativa são as empresas que oferecem o serviço de Telecom Expense Management que consiste na instalação de processos e ferramentas para controle de custos.

Uso fora do local de trabalho 

Se os profissionais da empresa passam muito tempo fora do escritório, em trabalhos remotos, planos de telefonia móvel para a empresa podem tornar o negócio mais eficiente, pois permitem o contato a qualquer momento com o colaborador sem que ele precise utilizar o dispositivo próprio e ser reembolsado. Com valores bem abaixo do comum e chamadas zeradas para os números cadastrados no plano, é possível solicitar também a inclusão de pacote de dados, se a Internet for essencial para que a atividade seja bem executada e agilizada. Outra vantagem é que algumas empresas oferecem também o celular, num regime de comodato, de forma que não é preciso investir na compra dos aparelhos.

Reveja

Se o negócio já indicou a necessidade de um plano telefônico específico para empresas e se a contratação já foi feita, mas não está atendendo as expectativas, é preciso se dedicar e rever ou procurar uma nova opção com urgência, principalmente se a qualidade das atividades realizadas via telefone estiverem em risco. Procurar pela operadora que melhor atenda à empresa nem sempre é tarefa fácil, mas é uma atitude que vai garantir economia e eficácia para que o empreendimento possa crescer e ser reconhecido.