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Protocolo 3DS: como aumentar a conversão e reduzir a exposição à fraude

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com o crescimento das compras pela internet, a segurança digital tem se tornado essencial. Em janeiro deste ano, a Serasa Experian registrou mais de 284 mil tentativas de fraude no Brasil. Isso mostra que criminosos online estão sempre buscando oportunidades para aproveitar brechas de segurança.

Fraude - Pagbank
(Foto: Freepik)

Por isso, se você tem um e-commerce, precisa proteger seus clientes. Uma ótima maneira de fazer isso é usando o protocolo 3DS. Esse recurso ajuda a manter as informações dos clientes seguras e diminui as chances de ocorrerem fraudes.

Entenda, a seguir, como o protocolo funciona e pode melhorar a visão dos consumidores sobre a segurança do seu negócio.

O que é e para que serve o protocolo 3DS?

O 3DS é um protocolo de segurança desenvolvido para proteger as compras online com cartão de crédito ou débito.

Ele realiza uma autenticação da identidade do titular do cartão junto ao banco emissor. Reduzindo o número de fraudes, operações de pagamentos não autorizadas e diminuindo as ocorrências de chargeback (reembolso), que passam a ser de responsabilidade do banco emissor do cartão em casos de transações autenticadas e não do empreendedor.

O nome 3DS vem dos três níveis de autenticação: do comércio, da bandeira do cartão e do banco emissor.

Como funciona o processo de autenticação?

O jeito de autenticar pode variar um pouco dependendo do banco que emitiu o cartão, mas normalmente o processo é assim:

1. As informações do dono do cartão são enviadas ao banco emissor e bandeira (o processo bate tanto no emissor como também na bandeira do cartão, em alguns casos o emissor não responde e a bandeira responde por ele);

Depois disso, a autenticação pode seguir de duas maneiras: sem desafio ou com desafio;

Sem desafio: o emissor entende que as informações analisadas são suficientes para identificar e autenticar o titular do cartão ou negar a autenticação em casos analisados como possíveis fraudes;
Com desafio: o banco exige que o cliente passe por uma validação adicional, que pode ser realizada via SMS, token, app, etc.

2. Quando a autenticação é feita, o banco avisa o e-commerce sobre o resultado;
3. Após esses passos a compra é aprovada.

Como o 3DS afeta a experiência do cliente? 

Usar o protocolo 3DS pode melhorar a confiança dos clientes na loja online. Segundo o site Administradores, 30% das pessoas desistem de comprar pela internet devido às preocupações com a segurança.

Ao implementar o 3DS, você protege os dados dos consumidores e comprova para os usuários que valoriza a segurança deles. Assim, a jornada de compra é mais tranquila, sem o perigo de cobranças indevidas ou  roubo de identidade. 

Para quem o 3D Secure é indicado?

Qualquer pessoa que tenha um negócio online e queira torná-lo seguro pode usar o 3DS, principalmente para pagamentos feitos com cartão de crédito.

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