Logo E-Commerce Brasil

Como vender produtos personalizados no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Empreender lançou recentemente o Campo Personalizado, aplicativo que permite que lojistas incluam na página do produto um espaço para os clientes escolherem características específicas do item. 

Com esse aplicativo, pessoas que vendem produtos artesanais e personalizados conseguem disponibilizar na própria página do produto a opção dos clientes selecionarem as características desejadas, como cores, textos, imagens, etc.

O aplicativo promete facilitar a vida de quem vende produtos artesanais e personalizados, simplificando o processo de pedidos. Além disso, torna o negócio mais profissional e escalável, considerando as possibilidades de alcance de um e-commerce.

O que são produtos personalizados

Produtos personalizados são aqueles que são feitos especialmente para atender às preferências e especificações de um cliente específico. A personalização desses produtos pode ser total –  quando o cliente escolhe cada detalhe –, ou parcial, quando o cliente determina características específicas, como cor, tamanho, nomes, mensagens, etc.

Crescimento do mercado de produtos artesanais e personalizados no e-commerce

O comércio eletrônico tem sido um dos setores que mais cresceram no Brasil nos últimos anos e espera-se que esse crescimento continue. Em 2022, o e-commerce atingiu o faturamento de R$169,59 bilhões, com um crescimento de R$ 18 bilhões em relação ao ano anterior, segundo os dados da ABComm Forekast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

As expectativas apontam que em 2023 as vendas do e-commerce atinjam R$185,7 bilhões de reais em faturamento e o mercado de produtos artesanais e personalizados deve ter uma boa participação nisso.

Segundo o IBGE, 67% dos municípios brasileiros possuem o artesanato presente em sua economia. Esse mercado movimenta cerca de R$50 bilhões de reais por ano e é a fonte de sustento de mais de 10 milhões de brasileiros.

Esse mercado tem sido tão forte que, em outubro de 2021, o Ministério da Economia e a Apex assinaram um acordo com o objetivo de promover o artesanato brasileiro em todo o mundo e atrair parceiros internacionais para participar de feiras de artesanato no Brasil.

Além disso, com o objetivo de capacitar os artesão e estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro, foi criada a Trilha do Artesão Empreendedor, uma certificação feita em parceria do Sebrae com o Programa do Artesanato Brasileiro, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME).

A certificação é composta por conteúdos pensados para orientar os artesãos sobre o acesso a microcrédito consciente, como usar o marketing digital como uma ferramenta de divulgação de acordo com o modelo do negócio e sobre a fidelização de clientes.

A iniciativa comprova o crescimento do mercado de produtos artesanais e a necessidade de profissionalizar os empreendedores do segmento.

Por que produtos artesanais e personalizados são atrativos?

Cada vez mais os consumidores estão buscando por produtos que reflitam sua personalidade, individualidade e seus ideais. Por conta disso, o mercado de produtos artesanais e personalizados tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos.

Uma das maiores vantagens de vender produtos artesanais e personalizados é que os clientes têm a possibilidade de adquirir um item único, que outras pessoas não podem possuir com características selecionadas por eles mesmos.

Alguns dos principais motivos que tornam os produtos personalizados tão atrativos para o consumidor são:

Se expressar criativamente

As pessoas buscam expressar a própria identidade por meio do estilo que usam, dos objetos que possuem, dos lugares que frequentam, etc. Personalizar os próprios itens é uma forma de mostrar a própria personalidade de forma única.

Gatilho da exclusividade

O gatilho da exclusividade é um dos mais poderosos para criar o desejo de compra no consumidor. A possibilidade de ter algo que outras pessoas não tem faz com que os clientes se sintam pessoas especiais. 

Esse gatilho é bastante usado nas campanhas de luxo, divulgando produtos que muitos desejam, mas poucos podem ter. 

Maior atenção aos detalhes

Geralmente, produtos personalizados e artesanais são feitos com maior atenção aos detalhes. Os materiais utilizados também costumam ser de alta qualidade, o que aumenta a durabilidade da peça. As pessoas se sentem bem ao adquirir um produto feito com tamanho cuidado.

Presentes personalizados

Presentear alguém é uma das formas de demonstrar para aquela pessoa o quanto ela é especial. O que poderia ser melhor do que entregar para o presenteado um item único, que o represente pensado exclusivamente para ele?

Isso demonstra cuidado, consideração pela pessoa e esforço para encontrar algo que seja de seu agrado.

Benefícios de vender produtos personalizados no e-commerce

Em um primeiro momento, quando pensamos em produtos personalizados e artesanais, é possível que venha à mente a imagem de uma senhora aposentada que vende seus panos de prato bordados para pessoas da vizinhança como uma fonte de renda extra.

Mas a verdade é que o mercado de produtos artesanais e personalizados é muito amplo, podendo atender diversos públicos e segmentos. Veja a seguir alguns benefícios de comercializar esses produtos em uma plataforma de e-commerce.

Ampliação de mercado

Vender produtos personalizados no e-commerce é como ter uma loja no shopping de maior visibilidade do mundo, tendo a possibilidade de ser encontrada por centenas de milhares de pessoas interessadas.

Atualmente, grande parte dos consumidores usam a internet para buscar os produtos que desejam. Graças a ferramentas como as redes sociais, gerenciadores de anúncios e os mecanismos de busca, os lojistas têm a possibilidade de vender seus produtos para pessoas de todos os lugares.

Profissionalização do negócio

Usar uma plataforma de e-commerce para vender produtos artesanais e personalizados transmite mais profissionalismo e credibilidade. A loja virtual passa a ser vista como um negócio de verdade e não somente como uma fonte de renda extra.

Agilidade nos processos

Em uma plataforma de e-commerce, os processos do pedido são automatizados e não há a necessidade de ter sempre um atendimento em tempo real. Dessa forma, o lojista consegue receber uma quantidade maior de pedidos a qualquer momento do dia.

Aumento das taxas de conversão

Além de alcançar um público maior, os donos de e-commerce podem segmentar sua oferta para alcançar o público-alvo. Isto é, por meio de publicações nas redes sociais, anúncios online e otimização para SEO, é possível impactar principalmente as pessoas que têm maior probabilidade de comprar o produto.

Produtos personalizados que mais vendem no e-commerce

Existem produtos personalizados dos mais diversos tipos e segmentos. Confira abaixo alguns dos itens customizáveis que estão mais em alta no e-commerce.

Camisetas

As camisetas estão presentes no guarda-roupa de praticamente todas as pessoas. Não é segredo que a peça é um dos itens mais usados na personalização de produtos.

As possibilidades de estampas para camisetas personalizadas são praticamente ilimitadas. Vão desde mensagens engraçadas e elementos de comunidades específicas até frases de impacto que demonstram os ideais de quem está vestindo.

Com certeza, existe um mar de possibilidades para quem deseja investir na venda de camisetas personalizadas no e-commerce.

Canecas

Assim como as camisetas, as canecas são um dos itens personalizados mais comuns de serem encontrados. Afinal, quem nunca recebeu uma caneca personalizada de presente?

Assim como as camisetas, as possibilidades de personalização para as canecas são muitas, o que significa que é um mercado com bastante demanda para atuar.

Itens de decoração

O setor de decoração teve um aumento de 300% nas vendas entre 2019 e 2021, de acordo com uma pesquisa realizada pela Nuvemshop. Com o interesse em deixar o lar mais confortável e aconchegante, itens de decoração começaram a ser mais procurados.

Pessoas que gostam de deixar a casa com um visual único e diferente do convencional se interessam bastante por itens de decoração personalizados, como quadros e almofadas.

Além de deixar o ambiente mais aconchegante, itens de decoração são excelentes para representar a personalidade do consumidor.

Como adicionar o Campo Personalizado no seu e-commerce

Adicionar um campo personalizado no e-commerce é uma funcionalidade excelente para e-commerces que desejam oferecer uma experiência única aos clientes. Por meio desse campo, os consumidores podem adicionar características desejadas nos produtos, como nomes, números, mensagens ou imagens em camisetas, canecas, bonés, entre outros.

Sabemos que cada pessoa tem suas próprias preferências e estilos únicos e nem sempre é possível expressar a própria individualidade por meio de itens produzidos em lotes. 

Por isso oferecer a opção de personalização é um diferencial tão grande para lojas virtuais. E a melhor parte é que poucas lojas têm essa função, o que ajuda o lojista a se destacar em meio a concorrência.

Atualmente, o Campo Personalizado está disponível para integração nas plataformas de e-commerce Shopify e Nuvemshop. 

Os assinantes do Empreender Plus têm acesso ao aplicativo automaticamente e os novos usuários devem fazer a integração manualmente.

Para fazer a integração, acesse a página do Campo Personalizado e faça seu cadastro e login. Em seguida, vá no aba integrações no menu lateral esquerdo (ícone de camadas) e selecione a plataforma de e-commerce que a sua loja está hospedada.

Configurando a seção personalizada da página

Com o Campo personalizado adicionado, o lojista pode criar templates para cada tipo de produto, determinando quais características podem ser personalizadas pelos clientes. 

Por exemplo, um lojista que vende canecas e camisetas personalizadas pode disponibilizar a opção de personalizar somente a estampa ou texto impresso nos objetos.

Já um lojista que vende almofadas pode disponibilizar as opções de cores, frases e ilustrações que serão impressas. Com o template finalizado, basta selecionar quais produtos do catálogo ele será vinculado e clicar em salvar.  A partir desse momento, os clientes do e-commerce já podem customizar os próprios pedidos.