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Estratégias de SEO para o segundo semestre de 2023

Por: Fernando Carvalho

Especialista de SEO no Bling

É publicitário de formação e especialista em SEO do Bling. São mais de 13 anos de atuação em marketing digital, BI e tecnologia. Já atuou em alguns dos principais players de conteúdo do país e prestou consultorias de SEO para diversas empresas, sem perder o entusiasmo de buscar atualizações e novas ideias.

Saber as estratégias de SEO para o segundo semestre de 2023 é essencial para conseguir um melhor ranqueamento nos buscadores e alavancar o desempenho de um site. Isso porque, a cada ano, as estratégias de SEO e do marketing digital mudam conforme os avanços da tecnologia. Então, é preciso se manter atualizado para acompanhar essas tendências.

Nos últimos meses, houve várias atualizações no algoritmo do Google, o que ocorre todo ano. Esse algoritmo serve justamente para determinar o ranqueamento das páginas em uma busca, ou seja, quais páginas aparecem nas primeiras opções do buscador.

Quer saber mais sobre o que é SEO, bem como a importância de seguir as tendências de 2023 para melhorar o ranqueamento nos buscadores?

Por isso, para continuar com um bom ranqueamento nos buscadores ou melhorar o seu ranqueamento em 2023, é preciso sempre acompanhar as atualizações.

Quer saber mais sobre o que é SEO, bem como a importância de seguir as tendências de 2023 para melhorar o ranqueamento nos buscadores? Basta conferir até o final do conteúdo!

O que é SEO

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que pode ser entendida em português como uma otimização para os mecanismos de busca. Mas se você está se perguntando o que significa isso, não se preocupe.

O SEO é um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores, como o Google. Esse ranqueamento diz respeito ao local onde o seu site aparece quando se pesquisa uma determinada palavra-chave.

Ou seja, o SEO é o conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site no buscador de forma completamente orgânica.

A importância de seguir as tendências SEO de cada ano

Seguir as tendências SEO de cada ano é essencial para continuar o bom ranqueamento do seu site. Isso acontece porque, com as mudanças do algoritmo do buscador, há também uma mudança no que é apresentado pelo buscador em uma pesquisa de determinada palavra-chave.

Ou seja, caso você não siga as mudanças do algoritmo, seu site para de ser recomendado ao se utilizar uma mesma palavra-chave. Por isso, é sempre importante seguir as tendências, de modo a garantir um melhor ranqueamento nos buscadores, bem como um aumento de visitas orgânicas para o seu site.

As principais tendências de SEO em 2023

Seguir as tendências de SEO é fundamental para aumentar o ranqueamento da sua página nos buscadores. Segundo uma análise feita pela Backlinko, a CTR (Click-Through Rate) de um site no primeiro lugar em uma busca tem uma chance de em torno de 30% de ser acessado.

Além disso, um site orgânico no primeiro lugar, ou seja, um site que não foi patrocinado para estar naquela posição, tem dez vezes mais chance de receber um acesso.

Então, saber sobre as principais tendências de SEO para 2023 pode ajudá-lo a melhorar o ranqueamento do seu site ainda no segundo semestre. Dessa forma, você garante que sua página esteja sempre entre os primeiros links no buscador, aumentando o fluxo orgânico no seu site.

Atualizações do algoritmo

Uma das grandes tendências de SEO que você precisa sempre seguir são as atualizações no algoritmo que determinam as diretrizes que o buscador vai usar para ranquear os conteúdos. Nos últimos meses, foram feitas várias atualizações no algoritmo, sendo algumas delas no núcleo, ou seja, atualizações de grande importância para o algoritmo.

Porém, uma das atualizações do algoritmo que mais chamaram a atenção foi a Google Helpful Content Update, que faz com que os conteúdos considerados “inúteis” percam o posicionamento nas buscas.

Você pode conferir a lista das atualizações do algoritmo clicando aqui, bem como entender melhor o que cada uma delas significa para você e para a sua empresa.

Vídeos

A busca por vídeos está cada vez mais frequente, e não só para entretenimento. Por isso, se você já fez uma pesquisa qualquer no Google, provavelmente já se deparou com o primeiro resultado sendo um vídeo explicativo sobre o assunto.

E isso significa uma coisa muito simples: cada vez mais pessoas buscam por conteúdos em vídeos do que escritos, e é uma tendência que você com certeza pode aproveitar. Porém, isso não significa que você precisa mudar todas as suas estratégias atuais para seguir essa tendência.

Atualmente, a produção de bons vídeos é consideravelmente barata, já que você pode fazer isso sem precisar de uma quantidade enorme de equipamentos. Com uma câmera e um microfone simples, ou até mesmo com um smartphone, é possível criar ótimos conteúdos para seguir essa tendência.

Além disso, há vários editores de vídeo gratuitos que vão garantir um acabamento profissional para os seus conteúdos audiovisuais. Porém, vale lembrar que você não precisa fazer todos os conteúdos da sua empresa em vídeo.

Uma boa estratégia é, por exemplo, colocar os vídeos no blog da sua empresa, servindo como um complemento para os artigos que você criou anteriormente.

Conteúdo útil

A criação de conteúdo útil está cada vez mais importante para garantir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Isso porque, com as recentes atualizações do algoritmo, conteúdos considerados inúteis vão começar a perder o ranqueamento nas buscas.

Ou seja, é preciso investir não só na utilização das palavras-chave, mas também fazer com que o conteúdo seja relevante para o público-alvo da sua empresa. Mesmo que pareça óbvio, muitas empresas apenas focam em utilizar as palavras-chave ao longo do texto, sem se preocuparem com a utilidade do conteúdo criado.

O resultado são conteúdos sem relevância, que não são atrativos para o público-alvo. Dessa forma, o desempenho do site diminui, uma vez que aumenta a taxa de rejeição e diminui o tempo gasto na sua página, fazendo com que o site perca o posicionamento nas pesquisas.

Por isso, é essencial que seus conteúdos sejam atrativos para o seu público-alvo e o mais importante: sejam relevantes para esse público.

Pesquisas por voz

As pesquisas por voz têm crescido cada vez mais, seja nos buscadores mobile ou até mesmo utilizando os assistentes virtuais, como Alexa e Google Home. Por isso, uma das tendências de SEO que você pode aproveitar em 2023 está justamente relacionada às pesquisas por voz.

É um recurso que facilita as pesquisas e, com os avanços na tecnologia como o machine learning e a NLP (processamento de linguagem natural), tem se tornado cada vez mais eficiente nos resultados.

Isso não significa que a pesquisa por voz irá substituir as pesquisas digitadas, porém, é uma tendência que ajuda a tornar as pesquisas mais convenientes e práticas. Por isso, é essencial fazer uma otimização do SEO para as pesquisas feitas por voz.

Para isso, é possível utilizar algumas regras:

– Em uma pesquisa por voz, geralmente usamos as expressões “quem”, “o quê”, “onde”, “quando”, “por que” e “como”. Por isso, é sempre importante que essas expressões apareçam no seu conteúdo, bem como as respectivas respostas;

– Utilize palavras-chaves de cauda longa, que são mais compridas e mais específicas, como “como retirar manchas de caneta de roupas”, já que nas buscas por voz é mais comum se fazer perguntas mais longas.

Dados estruturados

Você com certeza já viu o que são os dados estruturados, mas pode não se lembrar. Por exemplo, sabe quando você pesquisa por um determinado produto e vê antes de abrir o link qual a avaliação daquele produto, bem como o valor dele?

Essas informações são conhecidas como dados estruturados. Ou seja, são informações das quais o mecanismo de busca faz a leitura e exibe de forma atrativa.

Porém, os dados estruturados não servem apenas para garantir uma melhor experiência ao usuário, mas também para ajudar o buscador a entender melhor o conteúdo da sua página.

Por isso, uma das tendências SEO de 2023 é justamente utilizar os dados estruturados para auxiliar o ranqueamento de sites.

Inteligência artificial

A utilização da inteligência artificial também é uma das tendências que podem afetar como utilizamos o SEO atualmente. Ou seja, é possível dizer até que a IA vai começar a fazer parte da realidade dos mecanismos de busca.

Hoje, já é possível utilizar chatbots como parte de estratégia de vendas, por exemplo.

Da mesma forma com que o chat do Bing é utilizado para facilitar as pesquisas feitas no buscador da Microsoft, o Google MUM promete tornar as pesquisas ainda mais eficientes e práticas.

Por exemplo, em uma pesquisa comum, se você quer saber quais equipamentos utilizar para escalar uma montanha, geralmente precisa pesquisar um por um. Porém, com o Google MUM, a tecnologia dá uma resposta ampla sobre os equipamentos que você vai precisar utilizar.

Experiência do usuário e Core Web Vitals

Para garantir uma boa experiência ao usuário, uma das estratégias que continuam valendo para 2023 seguem as diretrizes do Core Web Vitals. Trata-se de um conjunto de técnicas utilizado pelo Google para determinar a facilidade de uso de uma página.

Ou seja, uma página que demora para carregar ou responder pode prejudicar a experiência do usuário. Porém, não são apenas esses itens que prejudicam a experiência do seu usuário com o seu site.

Por isso, é essencial fazer uma revisão periódica, substituindo tudo que não funciona ou que dificulta a utilização do seu site. Dessa forma, além de aumentar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca, você garante uma experiência do usuário muito melhor.

Vale lembrar também que, quanto melhor a experiência do usuário, maior a reputação da sua página, o que influencia também no ranqueamento dela. Por isso, uma das tendências é aumentar a reputação da sua página, garantindo que sua marca se torne autoridade no segmento em que atua.

Web Stories

O Web Stories é uma das tendências que você pode usar em 2023 para complementar as suas estratégias de SEO. Seguindo os stories utilizados no Instagram ou no WhatsApp, é possível criar estratégias SEO utilizando uma das novidades do Google, o Web Stories.

Porém, se você está se perguntando: por que não usar então o Instagram, já que é mais conhecido? Bom, a resposta é simples: usando o plug-in do Google, você não só cria conteúdos para atrair seu público-alvo, mas também tem a possibilidade de aumentar o seu ranqueamento no buscador.

Content pruning

Content pruning pode ser traduzido de forma literal como “poda de conteúdo”, mas que nada mais é do que fazer uma revisão dos conteúdos da sua empresa. Provavelmente, sua equipe já faz isso revisando conteúdos mais antigos e adicionando informações mais atualizadas.

Porém, a técnica continua sendo uma das estratégias de SEO que sua empresa precisa seguir. Isso porque não só a técnica ajuda a melhorar o ranqueamento, mas também para garantir sempre a melhor experiência para o usuário, com conteúdos relevantes e atualizados.

Depoimentos e reviews

As provas sociais, que são os depoimentos de clientes e os reviews de produtos, são uma tendência que você com certeza precisa utilizar. Isso porque, para o SEO, essas provas aumentam a confiabilidade da sua marca, bem como a autoridade dela.

Mas se você está se perguntando: como? Você se lembra de quando falamos no começo do conteúdo sobre as mudanças no algoritmo?

Uma delas está justamente relacionada aos reviews e aos depoimentos de usuários da sua marca. Por isso, você pode utilizar essa tendência para melhorar o ranqueamento da sua marca nos buscadores.

Google Analytics 4.0

O Google Analytics 4.0 está previsto para ser lançado ainda em julho de 2023 e, para continuar criando estratégias atualizadas, será preciso entender melhor sobre a ferramenta.

Com a nova versão do Google Analytics, vai ser possível:

– Fazer análises ainda mais precisas, segmentadas por dispositivos que os usuários utilizam no seu site;

– Mudanças significativas nas métricas, garantindo uma maior praticidade nas análises;

– Criação de relatórios personalizados.

Cultura de testes SEO

Por último, mas não menos importante, temos a cultura de testes SEO, que nada mais é do que literalmente testar o que funciona para o SEO da sua empresa. Para isso, é possível utilizar ferramentas de testes A/B, como o Google Optimize, e testar as estratégias que funcionam melhor para a sua empresa e para o seu público-alvo.

Outra alternativa está ainda em simplesmente fazer edições no site, a fim de mantê-lo sempre atualizado e com o foco em melhorar a experiência do usuário.

Agora você já sabe tudo que precisa sobre as estratégias de SEO que são tendência em 2023. Por isso, basta começar a colocar tudo em prática para melhorar ainda mais o ranqueamento do seu site nos principais buscadores.